Saiba mais sobre a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI

Fonte Ministério da Economia

Confira o perguntas e respostas sobre os principais pontos desta medida, editada em 29 de abril com a publicação do Decreto nº 11.055/2022.

  • Qual era teor original do Decreto nº 10.979, publicado em 25 de fevereiro de 2022?

 O decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em até 25% para a maioria dos produtos.

  •   Por que o IPI pode ser alterado por decreto presidencial, sem necessidade de aval do Congresso?

 Porque se trata de um tributo regulatório.

  •  Qual foi o objetivo do lançamento da medida?

O principal objetivo foi contribuir para os esforços de reindustrialização do país, por meio do incentivo à competividade da empresa nacional e da consequente geração de emprego e renda em todas as regiões.

  •   Mas por que a escolha do IPI?

A queda do IPI é reflexo direto do compromisso do governo federal de reindustrializar o país, com os consequentes benefícios da medida, entre eles a geração de emprego e renda em todas as regiões. A redução do IPI vem sendo feita de forma gradual exatamente por estar inserida num contexto amplo, complexo e estratégico, que é a reindustrialização. A indústria é o setor mais tributado da economia do país.

  •   A que produtos se aplicam a redução do IPI?

Vale para produtos nacionais e importados e não se aplica a produtos nocivos à saúde, como cigarros.

  • Como é a incidência do IPI?

O valor do IPI é geralmente repassado ao consumidor no preço final das mercadorias.

  • Qual era a renúncia fiscal inicialmente estimada com o decreto?

 Com o decreto, o governo federal deixaria de arrecadar R$ 19,5 bilhões em 2022. Com a revisão e o aprimoramento do normativo e a ampliação do corte do IPI para 35% (exceto para a Zona Franca de Manaus, que manterá os 25%), esse cálculo terá de ser revisto.

  • O que a revisão do Decreto nº 10.979 propõe?

A ampliação da redução do IPI de 25% para 35%. A Zona Franca de Manaus fica fora dessa rodada adicional, mantendo o corte de 25%.

  •  Qual o motivo dessa revisão?

Dar continuidade à política iniciada em fevereiro, com acréscimo da necessidade de adequação da situação da Zona Franca de Manaus, mediante atendimento dos pleitos dos seus representantes, para ajuste e acomodação dos interesses regionais.

  •  Por que a redução de impostos está sendo possível?

A redução de impostos é um dos principais objetivos da política econômica do governo federal e está sendo possível graças à consolidação fiscal promovida nas contas públicas, com forte redução nas despesas.

Fontes:

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2022/maio/saiba-mais-sobre-a-reducao-do-imposto-sobre-produtos-industrializados-2013-ipi

https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=29/04/2022&jornal=515&pagina=2&totalArquivos=583

 

Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.