Receita Federal participa de operação de combate ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de dinheiro.

Fonte Receita Federal

A Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, em cooperação com organismos internacionais, deflagraram hoje (15) a Operação TURFE, com o objetivo de combater organização criminosa suspeita de praticar os crimes de tráfico de drogas internacional e de lavagem de dinheiro.

A investigação teve início há cerca de um ano e meio e identificou uma organização criminosa que atua no transporte de cocaína da fronteira oeste do Brasil até portos do Rio de Janeiro e São Paulo. A droga era inserida em contêineres a serem exportados, utilizando-se da prática conhecida como rip on rip off, que consiste em utilizar uma exportação legítima para enviar a droga ao exterior.

Também foi identificada uma rede utilizada para lavagem de dinheiro da atividade ilícita. A organização criminosa se valeu de interpostas pessoas físicas e pessoas jurídicas a fim de evitar o rastreio dos recursos financeiros obtidos de forma ilícita pelos órgãos de controle e persecução penal brasileiros.

A Receita Federal monitorou as operações de exportação em cooperação estreita com a Polícia Federal, bem como, realizou a análise fiscal de diversos investigados, o que contribuiu para caracterização do delito de lavagem de capitais.

São cumpridos 19 mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e nas empresas supostamente ligadas à organização criminosa. A Justiça Federal também decretou o sequestro de aproximadamente 250 milhões em bens.

Participam da operação 9 Auditores-Fiscais e 5 Analistas-Tributários da Receita Federal e cerca de 200 Policiais Federais.

As ações ocorrem simultaneamente em 5 estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso.

O Superintendente da Receita Federal no Rio de Janeiro participará de coletiva à imprensa, na sede da Superintendência da Polícia Federal, no centro da cidade, juntamente com representantes dos demais órgãos.

Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.