MDIC lança Selo de Boas Práticas Regulatórias e abre prazo para participação

Fonte Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Iniciativa tem o objetivo de reconhecer e estimular a adoção de boas práticas regulatórias na elaboração de atos normativos infralegais.

O Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) instituiu o Selo de Boas Práticas Regulatórias, iniciativa voltada ao reconhecimento dos atos normativos infralegais alinhados às melhores práticas nacionais e internacionais. Oficializada pela portaria nº 69, de 3 de abril de 2023, assinada pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, a iniciativa contempla medidas regulatórias federais, estaduais e municipais. Será aberto prazo, a partir de segunda-feira (10/4), para que os órgãos submetam suas regulações à apreciação da Secretaria de Competitividade e Política Regulatória (SCPR), pelo e-mail: cgmr.dereg@economia.gov.br . O prazo vai até o dia 12 de maio de 2023.

Com o objetivo de incentivar o aprimoramento da ação normativa, o MDIC adota o selo para reconhecer, dar visibilidade e disseminar boas práticas regulatórias. A avaliação leva em conta os critérios de previsibilidade, qualidade regulatória, participação social e convergência regulatória. A atribuição do selo tem o objetivo de estimular a adoção de boas práticas, sem qualquer caráter de punição aos órgãos que não o obtiverem.

Para a concessão do selo, a Secretaria de Competitividade e Política Regulatória analisa 10 quesitos relacionados a boas práticas, com atribuição de um ponto para cada item. A avaliação final será obtida pela soma dos pontos auferidos e o selo pode ser concedido em três níveis: padrão ouro (8 a 10 pontos), padrão prata (6 e 7 pontos) e padrão bronze (4 e 5 pontos). Entre os quesitos estão a realização de Análise de Impacto Regulatório (AIR), a participação social na avaliação da proposta do ato normativo e a realização de estimativa de custos e ônus regulatórios. A participação é voluntária e cada órgão pode apresentar até três atos regulatórios a cada período de submissão.

A possibilidade de participação de estados e municípios é uma das novidades da portaria nº 69. O texto também adequa as características do selo à reorganização das competências dos órgãos de governo. O modelo anterior, com a nome de Programa de Selo de Qualidade Regulatória, dirigia-se apenas a atos normativos federais.

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2023/abril/mdic-lanca-selo-de-boas-praticas-regulatorias-e-abre-prazo-para-participacao

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.