João Moraes é o mais novo Amigo da Base Aérea de Santos

João Moraes é amigo da Base Aérea de Santos

Em cerimônia oficial, alusiva ao 88º aniversário da Base Aérea de Santos, João Moraes recebeu o título de Amigo da Base Aérea de Santos, na última terça-feira (26/10), na sede da Base, situada no Guarujá. Na presença do Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, Major Brigadeiro do Ar, Paulo Roberto Pertusi; do Comandante do Núcleo da Base Aérea de Santos, Tenente Coronel Aviador, Nei André Caldeira; do presidente da Associação dos Amigos da Base Aérea de Santos, Anibal Martinez, entre outras autoridades, João Moraes recebeu a medalha e o certificado em reconhecimento por suas destacadas ações em prol da missão da Organização Militar e da Força Aérea Brasileira – FAB.

“Sinto-me extremamente envaidecido por esta homenagem”, disse João Moraes. “Este título é o reconhecimento a todos aqueles que se destacaram por ações espontâneas dentro desta corporação, e, felizmente, agora faço parte dela”.

Além desta homenagem, a Base Aérea entregou Medalha Militar a três membros honorários da FAB, por relevantes serviços prestados. Entre os agraciados estava Sérgio Aquino, secretário municipal de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos e presidente do Conselho de Autoridade Portuária de Santos – CAP.

Em entrevista ao programa TV Cidade, exibido diariamente pelo canal 3 da Net de Guarulhos, o secretário enfatizou a necessidade de a comunidade santista estar inserida nas questões portuárias e informou que o CAP está prevendo a participação de um representante do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros no Conselho para que as questões alfandegárias sejam afinadas com os demais intervenientes do setor.

“Até o final do ano, a vaga estará aberta”, avisou Aquino. “Será de fundamental importância a participação de um representante do sindicato até mesmo para que questões tão relevantes relacionadas à ANVISA possam ser debatidas e esclarecidas para o bom andamento do setor”.

Base Aérea

Em 1935 o local era denominado Base de Aviação de Santos. Em 1941, já como Base Aérea, as instalações serviram, efetivamente, à FAB, mas em 1967 foi desativada, dando lugar ao Centro de Instrução e Emprego de Helicópteros, cujo principal objetivo é o treinamento de pilotos e mecânicos para a utilização de aeronaves de asas rotativas, bem como a execução de missões de busca e salvamento e, por fim, a colaboração nas atividades do Exército Brasileiro.

Atualmente, a Base Aérea de Santos tem a missão de colaborar com a manutenção da segurança nacional e está equipada com helicópteros UH-50 Esquilo (helibrás HB-350).

Entre as relevantes missões da Base podemos destacar o apoio ao resgate das vítimas do incêndio no Edifício Joelma, em São Paulo, as buscas ao corpo do Deputado Ulysses Guimarães, o socorro a embarcações no litoral paulista, o transporte de Chefes e Ministros de Estado e, recentemente, o apoio à Polícia Federal na repressão ao tráfico de entorpecentes.

Assista aos vídeos:

Institucional, Vídeos e com tags , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.