Anvisa prioriza registro de dispositivos para diagnóstico da dengue

Fonte Anvisa

Medida contempla pedidos em andamento e novos pedidos protocolados nos próximos 60 dias.

A Anvisa anunciou nesta quarta-feira (6/3), durante reunião pública da Diretoria Colegiada, uma decisão importante para combater a epidemia de dengue: em caráter de urgência, serão priorizados todos os pedidos de registro de dispositivos destinados ao diagnóstico da dengue (testes utilizados em laboratórios e farmácias para identificar a doença).

O objetivo é ampliar o fornecimento de meios eficazes para o diagnóstico precoce da doença, permitindo uma resposta mais rápida no controle da epidemia.  

A medida abrange as solicitações em andamento e também as que forem protocoladas nos próximos 60 dias. Também terão prioridade os pedidos de Certificação de Boas Práticas de Fabricação de empresas fabricantes de testes para dengue, garantindo a qualidade e a segurança desses produtos. 

Autotestes 

A Anvisa está avaliando, a pedido do Ministério da Saúde, a possibilidade de comercialização de autotestes para dengue. Em breve, a Agência irá se pronunciar sobre o tema. 

Ao relatar a matéria, o diretor Daniel Pereira enfatizou: “Enquanto nos esforçamos para disponibilizar mais testes, é igualmente importante reconhecer que o controle efetivo da dengue requer uma abordagem multifacetada. A prevenção e o controle do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, continuam sendo a pedra angular de nossos esforços. Medidas como eliminação de criadouros, aplicação de inseticidas e educação pública são cruciais e não devem ser negligenciadas.” 

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/anvisa-prioriza-registro-de-dispositivos-para-diagnostico-da-dengue

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.