Anvisa prioriza análise de pedidos de registro de repelentes de insetos

Fonte Anvisa

Ação foi debatida no âmbito do Grupo de Trabalho interno da Anvisa sobre a Dengue (GT-Dengue).

A Anvisa irá priorizar a análise das petições de registro e de mudança do registro dos produtos cosméticos do grupo “repelentes de insetos”. Com isso, a sociedade poderá acompanhar a fila de petições de registro e de mudança de registro (pós-registro) de forma individualizada.

A ação de priorização foi discutida no âmbito Grupo de Trabalho interno da Anvisa sobre a Dengue (GT-Dengue).

A eficácia dos repelentes na prevenção da doença é destacada no Manual do Ministério da Saúde para Diagnóstico e Manejo Clínico da Dengue, de 2024. O documento reforça a necessidade de uso desses produtos em pacientes sintomáticos suspeitos de dengue, pois estes podem ser fonte de infecção do vírus para o mosquito e contribuir com a transmissão.

Segundo o informe semanal do Centro de Operações em Emergência (COE – Dengue) do Ministério da Saúde (atualizado em 20 de fevereiro de 2024) os dados de casos de dengue indicam:

  • 688.461 casos prováveis de dengue, dos quais 5.561 foram casos graves.
  • 122 óbitos confirmados e 456 óbitos em investigação.
  • taxa de letalidade em casos graves, até o momento, é de 2,20 , em comparação ao índice de 4,80 de todo o ano de 2023.

Conforme análise de especialistas, o cenário epidemiológico ainda não atingiu seu pico de transmissão e de casos, e a situação, portanto, pode se agravar. Nesse contexto, a Agência soma esforços priorizando a entrada de novos produtos no mercado. A priorização será mantida enquanto perdurar o preocupante cenário epidemiológico de transmissão da dengue.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/anvisa-prioriza-analise-de-pedidos-de-registro-de-repelentes-de-insetos

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.