Alckmin: Acordo Mercosul-Singapura fortalece laços econômicos com a Ásia

Fonte Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comercio e Serviços

Alckmin abriu reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC), no Rio de Janeiro, fórum que antecede reunião dos chefes de Estado do Mercosul

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, comemorou nesta quarta-feira (6) a iminente assinatura do Acordo de livre Comércio entre o Mercosul e Singapura, que deverá se concretizar nesta quinta-feira (7), durante a Cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro.

“Este será o primeiro acordo de livre comércio do Mercosul em mais de 10 anos e o primeiro com um país asiático. Essa integração fortalece os laços econômicos entre o Brasil, o Mercosul e a região asiática, criando oportunidades para maior diversificação das exportações e investimentos”, afirmou o vice-presidente, durante abertura da 63ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC) do Mercosul, que precede a reunião de chefes de Estado desta quinta-feira.

Alckmin mencionou ainda a adesão da Bolívia ao bloco, que também deve ser efetivada na quinta. Segundo ele, a entrada do país criará um espaço ainda mais significativo de integração regional e de possibilidades de desenvolvimento compartilhado.

“Como sabemos, o mundo está globalizado, mas o comércio continua a ser principalmente regional”, afirmou, citando números do comércio intrabloco na União Europeia (60% do total), na USMCA, antigo Nafta (quase 50%), na Asean (25%). “No Mercosul, é de apenas 10%. O comércio intrabloco tem crescido, mas precisamos mudar esse quadro”.

O ministro ressaltou a importância do Mercosul para a neoindustrialização dos países membros, lembrando que 80% da pauta comercial é relativa a produtos manufaturados ou semimanufaturados.

“Isso também significa também dizer que devemos desenvolver uma indústria verde, inovadora e inclusiva, que aproveite as potencialidades da região e estabeleça sinergia entre as estruturas produtivas complementares.”

Ainda de acordo com ele, tão importante quanto baixar tarifas e harmonizar padrões e sistemas é prover os meios físicos para garantir as trocar comerciais. Para isso, defendeu avançar na infraestrutura conjunta do bloco, melhorando rodovias, hidrovias, ferrovias, portos, aeroportos, fortalecendo o intercâmbio energético, o escoamento da produção e favorecendo o turismo.

Mercosul – União Europeia – Alckmin ressaltou os avanços importantes nas negociações entre os dois blocos e os compromissos de ambos “em prol de um entendimento equilibrado no futuro próximo a partir das bases sólidas” construídas nos últimos meses.

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2023/dezembro/acordo-mercosul-singapura-fortalece-lacos-economicos-entre-brasil-mercosul-e-asia

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.