Em cerimônia oficial, alusiva ao 88º aniversário da Base Aérea de Santos, João Moraes recebeu o título de Amigo da Base Aérea de Santos, na última terça-feira (26/10), na sede da Base, situada no Guarujá. Na presença do Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, Major Brigadeiro do Ar, Paulo Roberto Pertusi; do Comandante do Núcleo da Base Aérea de Santos, Tenente Coronel Aviador, Nei André Caldeira; do presidente da Associação dos Amigos da Base Aérea de Santos, Anibal Martinez, entre outras autoridades, João Moraes recebeu a medalha e o certificado em reconhecimento por suas destacadas ações em prol da missão da Organização Militar e da Força Aérea Brasileira – FAB.
“Sinto-me extremamente envaidecido por esta homenagem”, disse João Moraes. “Este título é o reconhecimento a todos aqueles que se destacaram por ações espontâneas dentro desta corporação, e, felizmente, agora faço parte dela”.
Além desta homenagem, a Base Aérea entregou Medalha Militar a três membros honorários da FAB, por relevantes serviços prestados. Entre os agraciados estava Sérgio Aquino, secretário municipal de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos e presidente do Conselho de Autoridade Portuária de Santos – CAP.
Em entrevista ao programa TV Cidade, exibido diariamente pelo canal 3 da Net de Guarulhos, o secretário enfatizou a necessidade de a comunidade santista estar inserida nas questões portuárias e informou que o CAP está prevendo a participação de um representante do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros no Conselho para que as questões alfandegárias sejam afinadas com os demais intervenientes do setor.
“Até o final do ano, a vaga estará aberta”, avisou Aquino. “Será de fundamental importância a participação de um representante do sindicato até mesmo para que questões tão relevantes relacionadas à ANVISA possam ser debatidas e esclarecidas para o bom andamento do setor”.
Base Aérea
Em 1935 o local era denominado Base de Aviação de Santos. Em 1941, já como Base Aérea, as instalações serviram, efetivamente, à FAB, mas em 1967 foi desativada, dando lugar ao Centro de Instrução e Emprego de Helicópteros, cujo principal objetivo é o treinamento de pilotos e mecânicos para a utilização de aeronaves de asas rotativas, bem como a execução de missões de busca e salvamento e, por fim, a colaboração nas atividades do Exército Brasileiro.
Atualmente, a Base Aérea de Santos tem a missão de colaborar com a manutenção da segurança nacional e está equipada com helicópteros UH-50 Esquilo (helibrás HB-350).
Entre as relevantes missões da Base podemos destacar o apoio ao resgate das vítimas do incêndio no Edifício Joelma, em São Paulo, as buscas ao corpo do Deputado Ulysses Guimarães, o socorro a embarcações no litoral paulista, o transporte de Chefes e Ministros de Estado e, recentemente, o apoio à Polícia Federal na repressão ao tráfico de entorpecentes.
Assista aos vídeos: