Recepcionado em seu gabinete pelo deputado Jorge Tadeu, natural de Guarulhos, João Moraes evidenciou os principais entraves da cadeia logística, em especial os relacionados a tributos e burocracia, referentes à importação de produtos laboratoriais, como os kits para diagnóstico, por exemplo.
“A legislação é muito dura e problemática. Também dá margem a mais de uma interpretação. Precisamos rever isso”, colocou o empresário. “Precisamos de uma lei mais transparente que não cause tanta insegurança jurídica aos importadores”.
Corroborando com João Moraes, o deputado Jorge Tadeu colocou-se à disposição para tentar desburocratizar o setor. “Temos que facilitar o desembaraço e rever as alíquotas de impostos, bem como as taxas alfandegárias de portos e aeroportos. As sugestões que o João Moraes está nos trazendo serão analisadas pelo nosso corpo jurídico e faremos o que for possível para que o empresariado brasileiro tenha tanta competitividade quanto o empresariado de fora”, disse o deputado que pretende rever o modelo vigente.
O deputado Eli Corrêa Filho achou oportuna a visita do empresário e, mais ainda, disse ser importante que uma equipe multipartidária trabalhe em conjunto o que pode aferir resultado mais imediato e profícuo.
Assista a cobertura completa:
“Quero me colocar à disposição para atender o setor, que considero fundamental para a população. Este é o nosso papel: trabalhar por causas nobres, que atendam o maior número de pessoas. Vamos organizar um grupo de políticos de vários partidos, formando uma equipe multipartidária e assim teremos maior força política”, enfatizou Eli Correa Filho.
Entre um encontro e outro, João Moraes deparou-se com a prefeita do Guarujá, Maria Antonieta, do PMDB, que prontamente se sensibilizou com a causa e, em conjunto com o empresário, concedeu entrevista ao jornalista Martinho Risso para o TV Cidade.
Assista a cobertura completa:
Eloquente ao dizer que o Brasil tem por obrigação se tornar mais competitivo, Maria Antonieta já atua no sentido de desburocratizar o setor de comércio exterior. Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Portos, Antonieta, além de ser considerada uma mulher atuante, luta pela efetivação do atual MODEX, programa de articulação de intervenientes, com vistas à melhoria e simplificação de processos da área, ao lado do diretor do Instituto de Comércio Exterior – Icex, Ronaldo Forte.
“Precisamos colocar o Brasil ao lado dos países desenvolvidos. Desburocratizar o setor me parece um dos principais passos a ser dado nesse sentido”, colocou a prefeita.
Janete Pietá é conhecida por sua forte atuação em várias comissões no Congresso. Desde o ano passado, antes de ser eleita, comprometeu-se com o setor da saúde, especificamente com a questão dos tributos. “Existem muitos passos a serem dados. São reformas significativas e urgentes que necessitam do nosso comprometimento para que as coisas funcionem celeremente. Quero registrar que farei o possível para aprimorar aquilo que precisar ser melhorado”, ressaltou a deputada.
Com esta viagem, João Moraes conquistou o apoio de parlamentares que se comprometeram com a causa. O próximo passo será elaborar um documento com sugestões de melhoria para apresentar ao grupo multipartidário. “Entendo que este é um primeiro passo de um caminho que não será fácil. Mas a aproximação do setor privado com o Congresso, com a classe política, vai ajudar a desburocratizar o setor. Estou apostando nisso”.