Termina greve dos transportadores autônomos de Itajaí

Terminou nesta terça-feira (3) a greve dos caminhoneiros de Itajaí. A maioria dos transportadores autônomos da cidade trabalha no Complexo Portuário e o Porto de Itajaí. Eles voltaram a trabalhar às 20h desta terça.

A reunião que resultou no acordo entre os trabalhadores e as empresas de veículos de cargas ocorreu às 16h.

De acordo com a ata da reunião, as lideranças do movimento de Itajaí aceitaram a proposta de preço sugerida, com aumento de 15% imediato para o frete interno. Esse valor pode ser aumentado e haverá nova negociação em 10 de março.

A proposta aceita pela categoria prevê ainda o reajuste em 10%, imediato, para o frete externo (intermunicipal e interestadual), conforme a tabela de preços atual praticada pelas transportadoras.

Maioria dos transportadores autônomos de Itajaí faz o transporte de contêineres

Após aceitarem a proposta, os transportadores autônomos de Itajaí se comprometeram a retornar ao trabalho a partir das 20h desta terça, o que foi cumprido, conforme o Porto de Itajaí.

Ficou ainda acordado que serão liberados todos os motoristas que estavam com caminhões bloqueados dentro dos terminais portuários de Itajaí e Navegantes.

Trabalhadores de Navegantes
Os transportadores autônomos de Navegantes, cidade vizinha, não aceitaram os preços apresentados. Segundo o Porto de Itajaí, eles se reúnem na noite desta terça e na manhã de quarta (4) para tentar chegar a um acordo.

Por isso, o transporte de contêineres vazios em Navegantes não voltará durante 24 horas, período em que a categoria estará reunida. Caso não se chegue a um acordo, as paralisações devem voltar.

Em relação à movimentação de contêineres cheios em Navegantes, ela estará liberada pelo prazo de 24 horas.

Bloqueio no Complexo Portuário
Na quinta (26), os transportadores autônomos se mobilizaram e caminhões de contêineres foram impedidos de entrar no Porto de Itajaí e também no Terminal Portuário de Navegantes na sexta (27). No entanto, segundo a APM Terminals, durante o final de semana o grupo não bloqueou as entradas do porto.

Reunião com prefeito

Caminhoneiros autônomos da região de Itajaí se reuniram com o prefeito Jandir Bellini na manhã de segunda. Durante duas horas, eles debateram o preço do frete e melhorias da infraestrutura da área de espera no complexo portuário. Segundo a assessoria de imprensa da administração municipal, ele ouviu os representantes e prometeu avaliar as reivindicações.

Fonte: G1 – GLOBO.COM
Foto: Luíza Fregapani/G1 SC

Notícias do setor e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.