Terminou nesta terça-feira (3) a greve dos caminhoneiros de Itajaí. A maioria dos transportadores autônomos da cidade trabalha no Complexo Portuário e o Porto de Itajaí. Eles voltaram a trabalhar às 20h desta terça.
A reunião que resultou no acordo entre os trabalhadores e as empresas de veículos de cargas ocorreu às 16h.
De acordo com a ata da reunião, as lideranças do movimento de Itajaí aceitaram a proposta de preço sugerida, com aumento de 15% imediato para o frete interno. Esse valor pode ser aumentado e haverá nova negociação em 10 de março.
A proposta aceita pela categoria prevê ainda o reajuste em 10%, imediato, para o frete externo (intermunicipal e interestadual), conforme a tabela de preços atual praticada pelas transportadoras.
Maioria dos transportadores autônomos de Itajaí faz o transporte de contêineres
Após aceitarem a proposta, os transportadores autônomos de Itajaí se comprometeram a retornar ao trabalho a partir das 20h desta terça, o que foi cumprido, conforme o Porto de Itajaí.
Ficou ainda acordado que serão liberados todos os motoristas que estavam com caminhões bloqueados dentro dos terminais portuários de Itajaí e Navegantes.
Trabalhadores de Navegantes
Os transportadores autônomos de Navegantes, cidade vizinha, não aceitaram os preços apresentados. Segundo o Porto de Itajaí, eles se reúnem na noite desta terça e na manhã de quarta (4) para tentar chegar a um acordo.
Por isso, o transporte de contêineres vazios em Navegantes não voltará durante 24 horas, período em que a categoria estará reunida. Caso não se chegue a um acordo, as paralisações devem voltar.
Em relação à movimentação de contêineres cheios em Navegantes, ela estará liberada pelo prazo de 24 horas.
Bloqueio no Complexo Portuário
Na quinta (26), os transportadores autônomos se mobilizaram e caminhões de contêineres foram impedidos de entrar no Porto de Itajaí e também no Terminal Portuário de Navegantes na sexta (27). No entanto, segundo a APM Terminals, durante o final de semana o grupo não bloqueou as entradas do porto.
Reunião com prefeito
Caminhoneiros autônomos da região de Itajaí se reuniram com o prefeito Jandir Bellini na manhã de segunda. Durante duas horas, eles debateram o preço do frete e melhorias da infraestrutura da área de espera no complexo portuário. Segundo a assessoria de imprensa da administração municipal, ele ouviu os representantes e prometeu avaliar as reivindicações.
Fonte: G1 – GLOBO.COM
Foto: Luíza Fregapani/G1 SC