Reuniões bilaterais nos EUA fortalecem laços do Brasil com a economia mundial

Fonte Ministério da Economia

Paulo Guedes se reuniu com a diretora-geral da OMC, o secretário-geral da OCDE e o ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, realizou uma rodada de reuniões bilaterais nesta quinta-feira (13/10) em Washington, nos Estados Unidos, onde participa das Reuniões Anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e dos Conselhos de Governadores do Grupo Banco Mundial (IMF World Bank Annual Meetings). Guedes se encontrou com o ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa; depois com o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Mathias Cormann; e, no início da noite, com a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonio-Iweala.

Na primeira reunião bilateral desta quinta-feira, Guedes e Massa conversaram sobre relações econômicas e comerciais, além de oportunidades de integração de infraestrutura produtiva, as obras transacionais que ligam os países.

No segundo compromisso bilateral do dia, Paulo Guedes e Mathias Cormann falaram sobre os avanços no ingresso do Brasil na OCDE. O secretário destacou que o país foi o primeiro candidato a responder a carta de convite, em janeiro deste ano, e a enviar o memorando inicial na semana passada. Cormann relembrou ainda do apoio do Brasil para concluir o acordo de tributação internacional OCDE/G20 em 2021.

Na terceira reunião bilateral, a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonio-Iweala, destacou o papel do Brasil para a segurança alimentar mundial, como exportador de commodities agrícolas. Ela falou sobre as reformas conduzidas no país para a melhoria do ambiente de negócios, com destaque para a acessão do Brasil à OCDE e os movimentos recentes voltados para a inserção internacional do país. 

A diretora-geral comentou também sobre a postura do Brasil nas negociações da OMC, em particular, nas discussões direcionadas para a reforma da organização. Ela reconheceu a reputação e credibilidade do Brasil na comunidade internacional e destacou a importância do engajamento do país na solução de controvérsias da OMC, uma espécie de “Suprema Corte” do comércio exterior.

Fonte: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2022/outubro/reunioes-bilaterais-nos-eua-fortalecem-lacos-do-brasil-com-a-economia-mundial

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.