Receita promove iniciativas de cidadania fiscal para conscientizar sobre a função dos impostos

Fonte Ministério da Economia

Ações demonstram ao cidadão o impacto do trabalho realizado pela instituição.

A conscientização sobre a importância socioeconômica dos tributos está no centro das iniciativas de cidadania fiscal realizadas pela Receita Federal do Brasil (RFB). Mais do que o incentivo à observância dos compromissos relacionados ao pagamento de impostos, as ações buscam demonstrar, para os contribuintes atuais e também aos do futuro, como sua participação é essencial para a execução das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento do país.

O surgimento do conceito de cidadania fiscal no Brasil remonta à década de 1990, mas foi em 2002 – com a Portaria Interministerial nº 413 – que nasceu o Programa Nacional de Cidadania Fiscal. Mais de 20 anos depois, a RFB, por meio da Coordenação Nacional de Cidadania Fiscal, desenvolveu ações para incentivar uma mentalidade de compromisso do indivíduo com a coletividade.

Núcleo de apoio

Uma dessas iniciativas é o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) que, por meio de parcerias com universidades, capacita alunos para prestarem orientação tributária gratuita a cidadãos e instituições que não podem pagar um escritório de Contabilidade, e a entes subnacionais que precisam criar ou aprimorar sua estrutura contábil.

Por meio do NAF, a Receita Federal mantém parceria atualmente com 484 universidades em todos os estados do país. Em sua maioria, os participantes são estudantes de Ciências Contábeis, mas as faculdades de Administração, Economia e Direito também têm papel expressivo. Durante a pandemia, o NAF passou a oferecer orientação de forma remota.

Reconhecido internacionalmente, o exemplo brasileiro do NAF foi levado a 13 países da América Latina, com patrocínio do EUROSocial – programa da União Europeia –, e é objeto de divulgação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

IR e aduanas

Outra iniciativa de cidadania fiscal na Receita é a campanha de Destinação do Imposto de Renda (IR), por meio da qual o cidadão pode direcionar uma parte de seu imposto devido a fundos municipais e estaduais para repasse a entidades assistenciais que atendem crianças, adolescentes e idosos – sendo até 3% para cada um dos fundos.

Os municípios e Organizações da Sociedade Civil contam com ajuda do NAF para fazer a articulação necessária para receber os repasses. Esse é mais um exemplo da transversalidade entre as atribuições da cidadania fiscal e outras áreas da Receita.

O conceito de transversalidade está presente ainda na ação “Conheça a nossa Aduana”, que possibilita o contato direto do cidadão com as alfândegas e inspetorias da RFB. Em visitas aos locais de trabalho dos servidores da Receita, é possível conhecer, por exemplo, os resultados da atuação do órgão voltada ao combate à pirataria, ao descaminho e ao contrabando, o que contribui para a proteção da indústria nacional.

A Destinação de Mercadoria Apreendida também é focada na conscientização para a cidadania fiscal. Nessa iniciativa, grupos da comunidade conhecem casos como o da transformação – realizada em institutos federais e universidades – de tabaco apreendido em adubo e inseticida, e de aparelhos de TV Box em minicomputadores destinados a escolas públicas; ou ainda de cola tóxica que virou tinta e bebidas alcoólicas transformadas em álcool-gel.

Entre os projetos para o futuro, um dos destaques é a inserção da cidadania fiscal em cursos de extensão nas universidades. O propósito é ampliar, na sociedade, a reflexão sobre quem financia o Estado e como isso ocorre.

Fonte: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2022/agosto/receita-promove-iniciativas-de-cidadania-fiscal-para-conscientizar-sobre-a-funcao-dos-impostos

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.