Receita Federal atualiza requisitos para uso de equipamentos em recintos alfandegados.

Fonte Receita Federal

A medida otimiza o uso dos escâneres de carga, veículos, bens, mercadorias e remessas internacionais.

Foi publicada no DOU, de 17 de maio de 2022, a Portaria Coana nº 76, de 13 de maio de 2022, que dispõe sobre as especificações técnicas e as condições relativas ao espaço reservado ao trabalho dos servidores da Receita Federal, aos instrumentos e aparelhos escâneres, à dispensa de mais de um escaneamento de contêineres movimentados em trânsito aduaneiro, ao compartilhamento de equipamentos e sistemas. A nova norma também aprova os modelos de Ato Declaratório Executivo para o alfandegamento e o desalfandegamento, os termos de fiel depositário e de designação de preposto e disciplina o tratamento prioritário a ser dispensado às cargas do Operador Econômico Autorizado.

A medida tem por objetivo dar cumprimento aos dispositivos I a VI do art. 20 da Portaria RFB nº 143, de 2022, que estabelece normas gerais e procedimentos para o alfandegamento de local ou recinto e dá outras providências; e visa aprimorar o controle aduaneiro e a gestão de riscos, por meio da utilização intensiva de recursos tecnológicos e aprimoramento dos processos de trabalho da instituição.

Entre as melhorias, que agora integram o Anexo III da Portaria, estão a atualização dos requisitos técnicos e operacionais mínimos para os escâneres de unidades de carga, veículos, bens, mercadorias e remessas internacionais, para que o conteúdo da bagagem, caixa, ou contêiner, possa ser fiscalizado sem ser aberto. A Portaria estabelece também as regras para a integração dos sistemas de monitoramento e vigilância e o compartilhamento de equipamentos, escritórios e sistemas, que poderá ser autorizado mediante avaliação por meio de gestão de riscos e manifestação favorável da equipe de alfandegamento e do titular da unidade, além de regulamentar o tratamento prioritário aos Operadores Econômicos Autorizados – OEA em locais e recintos alfandegados.

As novas regras são resultado do trabalho conjunto de servidores de todas as unidades da Receita Federal durante o ano de 2021.

Fonte: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2022/maio/receita-federal-atualiza-requisitos-para-uso-de-equipamentos-em-recintos-alfandegados

Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.