Porto de Santos confirma calado de 13,2 metros no canal de navegação

O calado de 13,2 metros foi homologado para os trechos 1, 2 e 3.

O diretor presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Angelino Caputo, anunciou, nesta quarta-feira (09/12/14), que o canal de navegação do Porto de Santos atingiu um calado de 13,2 metros nos trechos 1, 2 e 3 e de 13 metros no trecho 4, até a Brasil Terminal Portuário. Caputo explica que a batimetria do trecho 4 ainda está sendo analisada para validação pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e a expectativa é que também seja elevado para 13,2 metros. Segundo o presidente, a profundidade média atingida em todos os trechos é de 15 metros.

O presidente da Codesp participou de reunião, hoje, na Capitania dos Portos, quando foi estabelecido o novo calado, em função dos resultados de batimetria validada pelo CHM, que havia sido encaminhada no último dia 8 de novembro.

Caputo destacou a atuação da Codesp na busca da recuperação do calado operacional do porto, afirmando “fizemos algumas contratações rápidas para proporcionar esse resultado excepcional a toda a comunidade portuária santista no menor tempo possível”. De acordo com o presidente, isso propiciará uma igualdade comercial em todos os trechos do porto.

Há expectativa de uma nova licitação com prazo mais curto a ser realizada pela Secretaria de Portos (SEP). A meta do Governo Federal é assinar o contrato, iniciar os estudos para o projeto executivo e começar a dragar em 2015.

O presidente afirma que não estão descartadas, no entanto, novas contratações de dragagem pela própria Codesp, caso o processo previsto no Plano Nacional de Dragagem sofra novo atraso, tudo de comum acordo entre a Companhia Docas e o ministério supervisor.

No dia 12 de agosto a Codesp assinou contrato para execução dos serviços de manutenção das profundidades nos trechos 2, 3 e 4 com a empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas Ltda., vencedora do certame licitatório. Em 2014 foram dragados 2,350 milhões de metros cúbicos de sedimentos no canal de navegação.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Companhia Docas do Estado de São Paulo – Porto de Santos

Notícias do setor e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.