Fonte Receita Federal
Operação contou com a participação da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Militar e Guarda Portuária.
A Segunda-feira desta semana (18/04), foi marcada por um trabalho realizado por equipes da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Militar e Guarda Portuária no Terminal Marítimo de Passageiros de Santos.
O último dia da temporada de cruzeiros 2021-2022 foi a data escolhida para a deflagração da Operação Transatlântico, uma vez que o navio sairia do Porto de Santos e chegaria em diversos portos da Europa. O primeiro deles seria o porto de Tenerife, na Espanha.
O trabalho conjunto das instituições possibilitou uma verificação detalhada dos passageiros (mais de 900) e de suas bagagens (cerca de duas por passageiro).
O destaque desta operação foi a utilização de cães de faro. Os da Polícia Militar tiveram sua utilização voltada aos passageiros, enquanto Uruk, Dara e Dexter, da Alfândega de Santos, tiveram suas ações voltadas às bagagens.
Segundo as condutoras da Receita Federal no Porto de Santos, apesar dos nossos cães estarem treinados e preparados para executar as atividades envolvidas, é sempre importante a participação e desenvolvimento de trabalhos em outros ambientes.
Ao final do dia, seis passageiros foram presos e 30 kg de cocaína foram apreendidas.