Monitoramento: Anvisa divulga dados sobre eventos adversos

Fonte Anvisa.

Confira mais informações do 1º Boletim Informativo sobre Monitoramento Pós-Mercado.

Desde segunda-feira (4/4), a Anvisa vem divulgando o 1º Boletim Informativo sobre Monitoramento Pós-Mercado de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária. A publicação traz informações sobre notificações de eventos adversos, queixas técnicas e desvios de qualidade de produtos, além de relatos de intoxicações, com base nos dados do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Vigipós).  

No contexto geral, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2021, foram realizadas 216.406 notificações no Brasil, sendo 91.883 relatos de intoxicações e 124.523 registros referentes às vigilâncias específicas realizadas pela Anvisa. Neste último material sobre o boletim, você confere dados resumidos sobre intoxicações, importações, cosmetovigilância e vigilância de saneantes.  

Intoxicações   

Em 2021, do total de intoxicações envolvendo produtos sujeitos à vigilância sanitária (91.883), 79,7% foram relacionados a medicamentos (74.123) e 7,3% a produtos de uso doméstico (6.771). 

Vigilância e medidas de controle  

Dos 7.376 Licenciamentos de Importação (LIs) concedidos em 2021, 1.236 se referiram a produtos sujeitos ao controle especial de que trata a Portaria SVS/MS 344/1998, nas listas “A1”, “A2”, “A3”, “B1”, “B2”, “C3” e “D1”. Os produtos dessas listagens exigem autorização prévia da Anvisa para embarque. Do total, 4.053 foram relacionados a produtos sujeitos a controle especial das listas “C1”, “C2” E “C5” da mesma portaria.  

Canabidiol 

Em 2021, a Anvisa autorizou 35.416 pedidos de importação de canabidiol para uso pessoal, representando um aumento de 189% em relação a 2020. O número de autorizações correspondeu a 92,6% do total de solicitações analisadas pela Agência (38.251).   

Kit intubação  

Em decorrência do aumento do número de internações no cenário da pandemia de Covid-19, em 2021 houve um aumento de 25% nas Autorizações de Importação (AIs) associadas à necessidade de suprir o mercado nacional com produtos que compõem o chamado kit intubação, e de 19,8% nas autorizações de importação e exportação no   comércio nacional e internacional, de um modo geral. Ao todo, houve 138 autorizações (7,3%) diretamente para hospitais para importação de produtos do kit intubação (medicamentos hospitalares usados para manutenção da vida de pacientes). 

Saneantes 

Os desinfetantes de uso hospitalar e de uso geral foram relacionados a 50% do total de registros (12) de eventos adversos recebidos. Os profissionais de saúde (66%) foram os que mais contribuíram para a vigilância desses produtos, seguidos pelos relatos de cidadãos (33%). 

Cosmetovigilância   

Os produtos cosméticos, perfumes e de higiene pessoal geraram 32 notificações de eventos adversos, sendo que 31% dos registros foram relacionados a sabonetes. Os cidadãos (59%) e as empresas (34%) foram os principais notificadores. 

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/monitoramento-anvisa-divulga-dados-sobre-eventos-adversos

 

Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.