Ministério da Economia participa do lançamento da Agenda Legislativa do Saneamento 2022

Fonte Ministério da Economia

Agenda abordará as principais discussões sobre o saneamento básico e ajudará a guiar o trabalho parlamentar em prol do desenvolvimento do país.

A secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia (Seppi/ME), Martha Seillier, participou, na terça-feira (5/4) do lançamento da Agenda Legislativa dos Operadores Privados do Saneamento 2022, realizado na Câmara dos Deputados. A agenda abordará as principais discussões legislativas sobre o tema e ajudará a guiar o trabalho parlamentar em prol do desenvolvimento do saneamento do país.

Convidada pelos deputados Evair Vieira de Melo, presidente da Frente Parlamentar do Comércio Internacional e do Investimento (FrenComex), e Enrico Misasi, presidente da Frente Parlamentar do Saneamento Básico, Martha Seillier falou sobre a importância do debate para cumprir a meta do Novo Marco do Saneamento: garantir que 99% da população tenha acesso à água potável e 90% disponha de coleta e tratamento de esgoto até 2033.

Segundo a Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços de Água e Esgoto (Abicon/Sindicon) – que  produziram o documento – além de propostas para facilitar a implantação do novo marco regulatório do saneamento básico (Leis nºs 11.445/07 e 14.026/20), a agenda legislativa também traz proposições que poderiam adiar ou reverter o processo de concessão de serviços públicos no país.

Martha Seillier explicou que a carência de investimentos privados nesse setor causa impacto na saúde e no meio ambiente, além de mortalidade infantil, entre outros fatores prejudiciais. “Antes o saneamento era tratado como o patinho feio da infraestrutura e foi nesta Casa que começamos a escrever um novo capítulo para esta agenda. Nós entendemos que a partir de uma legislação aberta para os investidores conseguiremos levar esse benefício a todos os brasileiros e finalmente falar sobre a universalização do saneamento acreditando que ela será possível”, disse.

A secretária enfatizou que a expectativa do Ministério da Economia é que os investimentos no setor possam ultrapassar R$ 700 bilhões para atender 100% da população. “Os novos leilões só foram possíveis após a aprovação e alteração do Marco Legal e isso justifica a importância desta agenda”. E concluiu sua fala convocando todos os prefeitos do país a ingressarem nesta ação coletiva em prol da população, assim como já aconteceram nos estados do Rio de Janeiro, Alagoas, Amapá.

O deputado Enrico Misasi (PV-SP) destacou que o Novo Marco Regulatório do Saneamento mudou a relação do Estado com o setor privado. “Ainda precisamos ultrapassar o paradigma obsoleto que diz que a única forma de prestar serviço público é pelas vias estatais. Precisamos é de serviços bem regulados”, declarou.

Para o secretário nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, a legislação atual criou um ambiente favorável para parcerias entre os setores público e privado na área do saneamento. “O dinheiro para as Parcerias Público-Privadas está à disposição e as empresas concessionárias só ganham quando demostram capacidade de investimento”, ressaltou. Segundo Maranhão, no entanto, o Brasil ainda tem atualmente 100 milhões de pessoas sem esgoto, 35 milhões sem água tratada e mais de três mil lixões.

O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) apontou que a nova legislação já gera ganhos econômicos, sociais e ambientais. “Nós já temos 12 concessões assinadas após o novo marco. São cerca de R$ 45 bilhões em investimentos contratados. A grande entrega é a dignidade dos que recebem esses serviços”,

Fonte: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/ministerio-da-economia-participa-do-lancamento-da-agenda-legislativa-do-saneamento-2022

Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.