Melhora das perspectivas globais sobre o Brasil ganha destaque em debates nos EUA

Fonte Ministério da Economia

Apreciação de 15% do real em 2022 comprova otimismo mundial com o cenário brasileiro

O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou na noite desta quinta-feira (21/4) que o Brasil está fortalecendo cada vez mais a capacidade de atração de investidores de todo o mundo, refletindo o cenário de reformas estruturais e aprimoramento do cenário produtivo executado desde o início de 2019 pelo atual governo. Em coletiva de imprensa realizada na Embaixada do Brasil em Washington, Guedes ressaltou que o país conta com US$ 200 bilhões de projetos contratados para os próximos anos, considerando compromissos já assinados. Tamanha carteira assegura o ritmo de crescimento futuro do país, apontou o ministro.

“O Brasil está atraindo muitos investimentos de longo prazo”, disse o ministro. Ele afirmou, ainda, que a apreciação cambial de 15% do real este ano comprova que houve dramática e positiva reavaliação internacional sobre o Brasil. O ministro da Economia também lembrou que o país vem surpreendendo o mundo, de forma positiva, em diversas ocasiões. Destacou que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional registrou retração de 3,9% em 2020, em situação bem melhor que grande parte dos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Guedes apontou que desde o início de governo, quando assumiu o ministério, o Brasil não foi tão bem percebido no mundo como agora, nesta mais recente edição da reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI). “O Brasil está sendo tratado de forma diferente, e muito melhor, nesses fóruns”, apontou o ministro, sobre mais um indicador da melhora da percepção internacional sobre o país.

Além de ter se recuperado mais rapidamente da crise provocada pela pandemia da Covid-19, o Brasil também ocupa posição estratégica no panorama global atual, com a intensificação das instabilidades econômicas mundiais devido à guerra na Ucrânia. No atual contexto global, o país se firma como player-chave em segurança alimentar e energética, além de ser um destino seguro para os investidores, indicou o ministro.

Paulo Guedes destacou os esforços brasileiros para ampliar a inserção do país na economia mundial e, dentro desse contexto, destacou a importância do avanço no processo de acessão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Lembrou também da retomada das negociações referentes ao acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que estavam paralisadas há 20 anos. O ministro também enfatizou a importância de haver progressos no processo de capitalização da Eletrobras, assegurando segurança energética para o país nos próximos anos, além de fortalecer a agenda de privatizações e concessões perante os investidores.

Agenda Internacional

O ministro Paulo Guedes está nos Estados Unidos para a reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington. As Reuniões da Primavera de 2022 do FMI e do Grupo Banco Mundial (WBG) estão sendo realizadas entre 18 a 24 de abril de 2022.

Acompanham o ministro da Economia na agenda nos Estados Unidos o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Roberto Fendt; o secretário de Assuntos Econômicos Internacionais, Erivaldo Alfredo Gomes; e o secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz.

Fonte: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/melhora-das-perspectivas-globais-sobre-o-brasil-ganha-destaque-em-debates-nos-eua

Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.