MDIC avalia que greve de caminhoneiros e incêndio em Santos afetam exportações em abril

Pasta aponta chuva como mais um fator prejudicial para o embarque de mercadorias a granel

A greve dos caminhoneiros e o incêndio que atingiu tanques de combustível no porto de Santos (SP) contribuíram para a queda de 23,2% nas exportações no mês de abril, na comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com Herlon Brandão, diretor de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as chuvas, que impediram principalmente o embarque de mercadorias a granel, também influenciaram o resultado, assim como a safra tardia da soja neste ano.

“Esse é o segundo mês com superávit neste ano, o que era esperado no comportamento sazonal da balança comercial”, afirmou.

Em abril, houve queda ainda no valor do minério de ferro vendido para o exterior. Apesar de o volume exportado do produto ter subido 16,2%, houve uma redução de 43% no valor, decorrente da queda de 51,6% no preço para a exportação, que foi de US$ 40,4 por tonelada em abril. “O preço do minério de ferro está melhorando, mas ao persistir a recuperação, vamos sentir a melhora (na balança) só em junho”, completou.

Houve queda também no valor da soja exportada, de 32,7% em relação a abril do ano passado, e também no volume vendido ao exterior, que caiu 20,6% nessa comparação.

Por DCI – Estadão Conteúdo

Notícias do setor e com tags , , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.