O diretor-presidente da J. Moraes Solução em Logística Internacional, João Moraes, esteve no final de agosto (20/08), na sede do Ciesp/Fiesp Regional de Santos, onde foi recebido pelo diretor do órgão Ronaldo Forte. Na ocasião, Moraes e Forte debateram a necessidade de pontuais investimentos em infraestrutura no Porto de Santos e nos Aeroportos de Guarulhos e Viracopos.
Depois de conhecer o processo de movimentação de mercadorias no maior complexo da América Latina, muito bem explicitado por Ronaldo Forte, profundo conhecedor da estrutura portuária, João Moraes enfatizou que o modal pode ser intensificado nas operações de importação e exportação de seus clientes. “Acredito ser mais uma importante alternativa para suas operações”, vislumbrou. Cerca de 80% das operações dos clientes da J. Moraes são feitas pelo modal aéreo.
Já Ronaldo Forte enfatizou a urgência de significativos investimentos no Porto de Santos para que este possa ser capaz de suportar o incremento de movimentação, que deverá triplicar nos próximos 15 anos.
“Além das obras de infraestrutura, absolutamente necessárias e imprecindíveis, projetos como o Porto sem Papel, o Poupa Tempo do Comércio Exterior e os sistemas como o Siscomex, Radar, Harpia, etc, são fundamentais ao futuro da logística internacional, pois nasceram para agilizar, proteger os procedimentos de fraudes, e para dar maior eficiente à cadeia logística como um todo”, concluiu.
Acompanhe como foi esse encontro aqui, e assista abaixo a entrevista que foi ao ar dia 01/09/2010 no programa TV Cidade, da TV Guarulhos.