Ações têm como objetivo promover a informação e o conhecimento no setor logístico para gerar oportunidades de negócios
A atividade logística, em função de sua complexidade e das novas exigências do mercado, vem passando por inúmeras inovações no decorrer das últimas quatro décadas. “Mas, há ainda muito que evoluirmos neste sentido e, em se tratando do setor de saúde, a inovação deverá passar também por mudanças na legislação e na disseminação do conhecimento.” – afirma João Gomes de Moraes, despachante aduaneiro, administrador de empresas, contabilista e diretor-presidente da J. Moraes Solução em Logística Internacional, especialista em desembaraço aduaneiro na área de saúde e nas questões relacionadas à ANVISA. “Por exemplo, a importação de alguns gêneros como equipamentos hospitalares e de diagnósticos laboratoriais, bem como outros bens de alta tecnologia podem ser beneficiados pela redução da alíquota no imposto de importação quando não há similaridade de produção nacional – o chamado Ex-tarifário –, mas verificamos que muitas empresas ainda desconhecem essa modalidade de incentivo fiscal que traz economia considerável no custo total do produto, aumentando sua competitividade”, reforça João Moraes.
A empresa, aliás, sempre adotou como política a transferência de conhecimento junto a seus clientes e entidades associadas, de modo a gerar novas oportunidades e melhor adequação dos negócios logísticos. E a partir dos próximos meses, pretende oficializar esse processo, iniciando um plano de reestruturação de seus canais de comunicação. Além de gerar conteúdo de alta qualidade como tutoriais em vídeo e informativos mensais, o sistema “SJ” de comunicação disponibilizará reports periódicos com as notícias mais recentes de logística para os vários segmentos da economia.
“O sistema SJ é multicanal, pois pretende levar informações indispensáveis de maneira integrada a todos os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com comércio exterior.” – defende o publicitário Edney Carpinteiro, diretor executivo da agência Push, responsável pela nova comunicação da J. Moraes. “Hoje estamos todos multiconectados em diversas plataformas, on-line e off-line, que interagem e se complementam. Se somos impactados com uma notícia nesta revista, por exemplo, obtemos sua confirmação num vídeo pela internet que, ao mesmo tempo, ganha força num comentário pelas redes sociais”, explica.
Centralizado em seu novo website, com lançamento previsto para outubro, a J. Moraes contará com o blog e as redes sociais integradas na mesma plataforma, as newsletters SJ Report e SJ News com notícias e artigos e o canal SJ TV no Youtube com tutoriais e comentários ancorados pelo próprio João Moraes. Haverá ainda uma área de clientes para acesso aos processos gerenciados pela empresa, cuja meta é se tornar o centro gerencial de todas as operações, agilizando o trâmite com os clientes. Desta forma, mais do que fomentar o conhecimento, a J. Moraes pretende contribuir ativamente para a contínua inovação das práticas no setor logístico.
Matéria publicada na seção Vitrine – Notícias & Lançamentos, da revista Laes&Haes nº 211, out/nov 2014. Veja publicação abaixo: