Empresas devem protocolar aditamento de novos assuntos incluídos na RDC nº 219/2018

Fonte Anvisa

Assuntos relacionados à tecnologia farmacêutica e substância ativa de produtos biológicos foram incluídos na norma.

A Anvisa informa às empresas sobre alteração de entendimento na norma que trata sobre aprovação condicional de petições pós-registro de medicamentos (RDC nº 219/2018).

Segundo a resolução, as petições de pós-registro de medicamentos que tivessem o seu prazo de análise finalizado sem o início da análise pela Anvisa teriam a sua aprovação publicada de forma condicional. Entretanto, para produtos biológicos, havia uma exceção, conforme disposto no Art. 4º da RDC 219/2018:

Art. 4º As petições de alterações pós-registro de medicamentos e produtos biológicos que aguardam avaliação da Anvisa podem ser objeto de aprovação condicional, desde que se enquadrem nos seguintes requisitos:

I – estejam instruídas com toda a documentação exigida nas regulamentações sanitárias;

II – que todas as provas requeridas estejam devidamente autoanalisadas e aprovadas pela empresa, segundo as diretrizes das regulamentações sanitárias;

III – contenham avaliação de risco realizada pela empresa requerente, no tocante à garantia da manutenção da qualidade, eficácia e segurança do medicamento frente à alteração pós-registro;

IV – a análise técnica pela Anvisa não tenha sido iniciada;

V – não estejam pendentes de decisão em instância recursal;

VI – não seja requerido relatório de segurança e eficácia, nos termos desta Resolução.

§ 1º A aprovação condicional não se aplicará quando houver mudança paralela a outra alteração pós-registro para a qual seja requerido relatório de segurança e eficácia, nos termos desta Resolução.

§ 2º A aprovação condicional não se aplicará as alterações pós-registro relacionadas ao processo produtivo e/ou local de fabricação do insumo farmacêutico ativo de produtos biológicos de venda sob prescrição médica. (grifo nosso)

Dessa forma, ao se considerar os assuntos de pós-registro para aprovação condicional, foram excluídos todos aqueles relacionados à qualidade (tecnologia farmacêutica) da substância ativa de produtos biológicos, por se entender que estariam relacionados direta ou indiretamente ao processo produtivo. Como os assuntos relacionados à substância ativa de produtos biológicos não estariam contemplados com a aprovação condicional, o protocolo do respectivo aditamento não era considerado necessário.

No entanto, houve alteração recente desse entendimento e, dessa forma, vários assuntos de pós-registro relacionados à qualidade da substância ativa de produtos biológicos foram enquadrados como passíveis de aprovação condicional pela RDC nº 219/2018, os quais estão discriminados na Nota Técnica nº 63/2018, publicada no portal da Anvisa em 07/11/2022.

Considerando essa alteração de entendimento, alerta-se que os aditamentos da RDC nº 219/2018 para os assuntos relacionados à qualidade da substância ativa, agora contemplados e publicizados pela Nota Técnica nº 63/2018, devem ser protocolados o mais breve possível na forma do aditamento específico da RDC nº 219/2018 (código de assunto 11322 – PRODUTO BIOLÓGICO – Aditamento – Aprovação condicional – RDC 219/2018).

Frisa-se que a inexistência de protocolo do referido aditamento após a perda de prazo pela Anvisa para o início da análise leva ao indeferimento sumário da petição, conforme previsto no Art. 7º, § 2º da RDC nº 219/18.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/empresas-devem-protocolar-aditamento-de-novos-assuntos-incluidos-na-rdc-no-219-2018

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.