Agenda de trabalho começou na segunda-feira (16/5). Confira.
Nesta sexta-feira (20/5), o Diretor-Presidente da Anvisa reuniu-se com o Secretário Geral da Organização do Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, na sede da instituição, quando trataram de perspectivas de colaboração, especialmente em matéria regulatória. Fundada em 1948, a OEA congrega todos os Estados independentes do continente americano e constitui o principal fórum estatal político, jurídico e social da região.
Na véspera, 19/5, a missão esteve na sede da Associação de Tecnologia Médica Avançada, Advamed, quando se encontrou com fabricantes de dispositivos médicos. Na ocasião, foram apresentadas as perspectivas para a convergência regulatória no setor, especialmente o programa de revisão única de registros em desenvolvimento no Fórum Internacional de Reguladores de Dispositivos Médicos (IMDRF, na sigla em inglês).
Também em 19/5, o Diretor-Presidente concedeu entrevista ao Atlantic Council, centro de reflexão fundado em 1961 e dedicado à produção de conhecimento sobre assuntos econômicos, políticos e científicos. Destacou a importância da autonomia e da transparência na atuação da Agência, mencionou algumas das medidas adotadas no enfrentamento da pandemia, como a submissão contínua e a flexibilidade para fabricação e importação de produtos essenciais e importância dos esforços de governos, setor privado e sociedade no combate às notícias falsas.
Na terça-feira, 18/5, a delegação esteve na Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês), quando foram repassados os principais temas do relacionamento entre as agências, como as perspectivas para incremento das ações de confiança regulatória e as iniciativas em andamento nos foros de convergência regulatória, como a Coalizão de Autoridades Reguladoras de Medicamentos (ICMRA, na sigla em inglês) e o Conselho Internacional de Harmonização de Requisitos Técnicos para Produtos Farmacêuticos de Uso Humano (ICH, na sigla em inglês).
Em 18/5, a delegação também se reuniu com o embaixador do Brasil em Washington, quando repassou a agenda de trabalho e de visitas com as autoridades e setor produtivo norte-americanos.