Decreto reestrutura conselho que autoriza e organiza zonas regionais de livre comércio

Fonte Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Umas das missões do colegiado é aprovar instalações de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) e as fábricas a serem instaladas nelas.

O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira (11) decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que reestrutura o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE). A medida incluiu novos atores no colegiado, dada a reorganização dos órgãos ligados à Presidência da República e dos ministérios no atual governo.

O conselho tem como principal missão aprovar a constituição de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) e os projetos produtivos a serem instalados nelas. É uma instância deliberativa da política pública que dá segurança jurídica e transparência aos procedimentos. O CZPE será presidido pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.

De acordo com o decreto 11.488/2023, integrarão o CZPE, além de Alckmin, os secretários-executivos da Casa Civil da Presidência da República, do Ministério da Fazenda, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Ministério do Planejamento e Orçamento, do Ministério de Portos e Aeroportos e do Ministério dos Transportes.

O presidente do Conselho poderá convidar para acompanhar ou participar das reuniões representantes de órgãos e de entidades da administração pública federal; representantes dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; e profissionais com notório saber sobre o tema.

As ZPEs

ZPEs são áreas de livre comércio destinadas à produção de bens para exportação e à prestação de serviços vinculados à atividade exportadora. Além de desenvolver a cultura exportadora e fortalecer a balança comercial, as ZPEs contribuem para o desenvolvimento local e para a diminuição das desigualdades regionais.

A produção no espaço da ZPE, quando destinada exclusivamente para exportação, garante às empresas isenção de IPI, Pis-Cofins, imposto de importação e AFRMM (adicional ao frete para renovação da marinha mercante) na aquisição de insumos e matérias-primas.

O Brasil tem atualmente 11 ZPEs autorizadas e a funcionar, duas quais já em operação, em Pecém (CE) e Parnaíba (PI). Todas foram criadas por iniciativa de entes públicos – estados e munícipios. Entre as deliberações do novo CZPE, está análise do pedido para instalação da primeira ZPE privada do país, em Aracruz (ES).

Leia também: “Edital chama interessados para 1ª Zona de Processamento de Exportação privada do país

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2023/abril/decreto-reestrutura-conselho-que-autoriza-e-organiza-zonas-regionais-de-livre-comercio

 

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.