Debate nos EUA mostra que Brasil está bem posicionado para enfrentar os desafios globais

Fonte Ministério da Economia.

Ministro da Economia falou em Washington sobre “O Futuro Econômico do Brasil em Tempos de Mudança”, nesta terça-feira (19/4).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, falou sobre o tema “O futuro econômico do Brasil em tempos de mudança” em debate promovido, nesta terça-feira (19/4), pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS, na sigla em inglês), em Washington, nos Estados Unidos. Guedes destacou, entre outros pontos, a eficácia das ações brasileiras no combate à pandemia da Covid-19; a agenda de reformas estruturais; as oportunidades de negócios que o país oferece para investidores do mundo inteiro; e o processo de acessão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O diálogo foi conduzido pelo vice-presidente sênior do CSIS, Daniel F. Runde.

Sobre as ações contra os impactos provocados pelo novo coronavírus, Guedes ressaltou que 68 milhões de brasileiros tiveram seus dados digitalizados durante a pandemia e receberam transferência de renda – mecanismo que garantiu rápido apoio à parcela da população mais desassistida. Lembrou, ainda, que durante a fase mais crítica, 11 milhões de empregos formais foram preservados por meio do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Guedes afirmou que em 2020, a retração do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi de 3,9%, bem mais suave que a queda observada em diversos países avançados, o que comprovou a eficácia das medidas adotadas pelo governo para proteger o Brasil dos impactos da Covid-19.

Guedes apontou os avanços que o país vem obtendo no processo de acessão à OCDE, além de conquistas em outras agendas internacionais, como a do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia.

O ministro da Economia enfatizou que o Brasil tem papel essencial diante do desafio global provocado pela ruptura de cadeias produtivas desde a deflagração da pandemia da Covid-19 ao ser um player-chave em segurança alimentar e energética no mundo. “O Brasil está bem posicionado para enfrentar a crise”, salientou.

Paulo Guedes também lembrou que o atual governo deixou para trás o modelo dirigista da economia e está transformando o Brasil em uma grande economia de mercado, impulsionada pelos investimentos privados. As oportunidades de negócios no Brasil envolvem inúmeros setores, explicou o ministro, abrangendo segmentos como gás natural, petróleo, saneamento, telecomunicações, eletricidade e navegação de cabotagem, entre outros.

O CSIS é reconhecido como um dos principais think tanks – organizações de pesquisa sobre ideias práticas para enfrentar os maiores desafios da atualidade, nos temas políticos, econômicos ou científicos – do mundo. Segundo o centro, o Brasil – além de ser a maior economia da América do Sul e desempenhar papel vital no futuro econômico da região – tem forte influência em setores como tecnologia, energia, indústria e agricultura.

Agenda

O ministro da Economia participou hoje também de diálogo com representantes empresariais norte-americanos que têm interesse comercial e de investimentos no Brasil. O encontro foi realizado na sede do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (Cebeu), em Washington, capital americana. Na ocasião, apresentou dados atualizados sobre o processo de recuperação e falou sobre a agenda de reformas estruturais no Brasil.

Paulo Guedes também esteve reunido nesta terça-feira com a ministra de Finanças da Indonésia, Sri Mulyani. A Indonésia preside o G20 – que reúne as maiores economias do mundo – em 2022 e está responsável pela coordenação da reunião de Ministros de Finanças do grupo, prevista para esta quarta-feira (20/4). O Brasil negocia acordos de livre comércio com a Indonésia e o Vietnã que podem ter impacto de R$ 25,7 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro até 2040, apontam estudos da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia.

Os ministros Paulo Guedes e Sri Mulyani trataram dos principais temas para a agenda da reunião desta quarta-feira do G20 e reafirmaram a importância de manter estreita a coordenação. Na quinta-feira (21/4) será realizada a Reunião de Primavera do FMI e Banco Mundial.

Fonte: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/debate-nos-eua-mostra-que-brasil-esta-bem-posicionado-para-enfrentar-os-desafios-globais

Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.