Crises em saúde e desabastecimento: Anvisa publica portaria que cria Comissão Técnica

Fonte Anvisa

Comissão aprofundará as discussões sobre ações regulatórias em situações de emergências em saúde e desabastecimento.

Foi publicada, no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16/11), a Portaria Conjunta n° 2/2022, que institui a Comissão Técnica de crises em Saúde (CTCS).

A Comissão tem o objetivo de acompanhar, avaliar e propor ações para a atuação da Anvisa na preparação e durante crises e emergências em saúde e em casos de desabastecimento de produtos sujeitos à vigilância sanitária nos serviços de saúde.

A proposta é que a Comissão possa, a partir das lições aprendidas no enfrentamento às emergências recentes (Covid-19 e Monkeypox), construir e submeter à diretoria da Anvisa um conjunto de normas e ações para enfrentamento de eventuais crises em saúde. De forma semelhante ao praticado por agências regulatórias internacionais de referência, as ações da Comissão irão tornar a atuação regulatória mais eficiente nesses casos.

O grupo também irá acompanhar o cenário epidemiológico relacionado às emergências vigentes para, quando necessário, auxiliar as ações sanitárias proporcionais ao risco à saúde.

Confira a Portaria na íntegra.

Composição e competências

A Comissão Técnica será coordenada por representante da Terceira Diretoria (DIRE3), com participação de diversos setores da Agência.

A Anvisa pode, ainda, convidar, quando necessário, representantes de outros órgãos e entidades, públicas e privadas, além de pesquisadores e especialistas ligados ou não a sociedades científicas ou médicas para o cumprimento das competências da Comissão.

Os membros da CTCS não terão remuneração adicional e o exercício de suas funções será considerado de relevante interesse público.

Confira as competências da Comissão

I – Acompanhar o cenário epidemiológico relacionado às Emergências em Saúde Pública de Importância Internacional, inclusive para as emergências vigentes, Covid-19 e Monkeypox, para subsidiar a proposição de ações regulatórias necessárias ao seu enfrentamento;

II – Propor à Diretoria Colegiada da Anvisa:

a) uma política regulatória para gestão, preparação e resposta a crises e emergências em saúde envolvendo produtos sujeitos à vigilância sanitária;

b) ações regulatórias que visem auxiliar no enfrentamento às Emergências em Saúde Pública de Importância Internacional vigentes, conforme status definidos pela OMS;

c) uma política regulatória de enfrentamento ao desabastecimento de produtos sujeitos à vigilância sanitária no âmbito dos serviços de saúde; e

d) atos normativos relacionados aos temas afetos à Comissão.

III – Organizar e realizar reuniões com os entes envolvidos para tratar dos assuntos referentes às ações regulatórias necessárias na preparação e durante crises e emergências em saúde e em situações de desabastecimento de produtos sujeitos à vigilância sanitária nos serviços de saúde, assim como com autoridades reguladoras estrangeiras, organismos internacionais, órgãos e entidades públicas, sociedades médicas e pesquisadores para tratar dos temas afetos à Comissão;

IV – Emitir pareceres e notas técnicas, a fim de subsidiar as ações regulatórias propostas à Diretoria Colegiada no âmbito dos temas afetos à Comissão.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/crises-em-saude-e-desabastecimento-anvisa-publica-portaria-que-cria-comissao-tecnica

Fonte: https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-conjunta-n-2-de-11-de-novembro-de-2022-443384380

Artigos, Legislação, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.