Entidades, associações e sindicatos dos mais diversos segmentos estiveram reunidos em 23/11, na sede da J. Moraes para participar do lançamento da Campanha Salve uma Vida, sobre a doação de medula óssea.
Atentos ao depoimento e às instruções de como se dá a doação, explicações fornecidas por Suely Walton, único caso no País de doação de medula óssea a não irmãos, representantes da ASEC, ACM, APEG, CIESP, SINDASP, APCD, SESCON, Guarulhos off Roaders, Associação Viva Guarulhos, Seisa, Fundo Social de Solidariedade e imprensa se organizaram para elaborar o lançamento oficial da campanha no início do próximo ano, em evento que deverá envolver toda Guarulhos.
Com o slogan “Doe por Amor e não pela Dor”, Suely Walton explicou que para ser doador é preciso ter de 18 a 54 anos e alguns meses, e estar com boa saúde. Os interessados preenchem um formulário com dados pessoais e, em seguida, uma amostra de 5 ml de sangue é coletada para os devidos testes que determinam as características genéticas, necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.
Dados dos doadores e resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento entre os dados dos pacientes que necessitam do transplante. Em caso de compatibilidade, o doador é chamado para exames complementares e assim realizar a doação, que é um processo rápido e indolor.
“A chance de se encontrar um doador com medula óssea compatível aos necessitados é muito pequena”, esclarece Suely Walton. “Por isso nos organizamos num gesto de solidariedade e pedimos aos doadores que mantenham seu cadastro atualizado, pois existiram casos onde houve a compatibilidade, mas perdeu-se o contato em função dessa não atualização”.
Para o idealizador do evento em Guarulhos, João Moraes, esta é apenas uma semente lançada entre os presentes. “Entendo que todos os que estiveram reunidos são agentes multiplicadores. O objetivo agora é organizarmos um grande evento, reunindo o maior número de pessoas possível e assim, incluirmos novos nomes no cadastro de doadores, que é mundial!”
Os representantes das entidades deram apoio incondicional à causa e, com muitas ideias e sugestões, foi previamente agendado para janeiro um novo evento, com o apoio da Prefeitura Municipal, representada pela primeira dama Lourdes de Almeida, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos.
Abaixo alguns links com entrevistas da Suely Walton na grande impressa sobre o assunto.
http://www.youtube.com/watch?v=Ub3J7lb-K3k
http://www.youtube.com/watch?v=w1i4b40NVDM
http://portaltvtribuna.grupoatribuna.com.br/videos/?video=3568
http://www.youtube.com/watch?v=W0l71bO_6PY
Veja o que saiu na imprensa:
E veja também o vídeo sobre o lançamento da campanha:
Confira as fotos do evento no flickr: http://www.flickr.com/photos/jmoraeslogistic/sets/72157629357414485/