Brasil vê oportunidade para Mercosul construir economia sustentável e transnacional

Fonte Ministério da Economia

Reunião de Ministros de Economia e Presidentes de Bancos Centrais do Bloco debateu situação econômica da região e estratégias sustentáveis e inclusivas de recuperação econômica pós-pandemia.

A construção de uma economia sustentável e transnacional entre os países do Mercosul é uma oportunidade imediata que tem de ser aproveitada, defendeu o Brasil no dia 16/12, durante Reunião de Ministros de Economia e Presidentes de Bancos Centrais do Mercosul, em Brasília. No encontro, foram debatidas a situação econômica dos países da região, estratégias sustentáveis e inclusivas de recuperação econômica pós-pandemia e o contexto internacional.

“A redução da Tarifa Externa Comum (TEC) foi o primeiro passo, algo que poderá ampliar a relevância de nossas relações comerciais. Além disso, a busca de investimentos em infraestrutura transnacionais é uma grande oportunidade para impulsionar o crescimento econômico da região e atrair ainda mais o capital estrangeiro”, afirmou o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Roberto Fendt – que presidiu o encontro.

Fendt explicou que, assim como outros países da região, o Brasil adotou uma série de medidas de apoio fiscal, monetário e financeiro para mitigar o impacto do choque da Covid-19, “o que foi crucial para preparar o cenário de recuperação econômica”.

O governo brasileiro, segundo o secretário, permanece totalmente comprometido com a agenda de reformas para aumentar a concorrência, a eficiência e a justiça na economia. “E iremos promover novas medidas, como a reforma tributária e a reforma administrativa, para melhorar ainda mais o ambiente de negócios e buscar a eficiência do Estado”, frisou.

Ele lembrou que, em 2020, a economia brasileira encolheu menos da metade do que era projetado por organismos multilaterais em meados do ano, e destacou que uma recuperação está em curso desde o segundo semestre do ano passado. “Ainda pode ser considerado um desafio o estabelecimento da economia verde, mas estamos remodelando nossos investimentos e aspectos regulatórios para atração de investimentos atrelados à sustentabilidade”, acrescentou.

Esta foi a última Reunião de Ministros e Presidentes de Bancos Centrais do Mercosul sob o comando do Brasil. A partir de janeiro, a presidência pro-tempore do Bloco passará a ser exercida pelo Paraguai.

Fonte: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2021/dezembro/brasil-ve-oportunidade-para-mercosul-construir-economia-sustentavel-e-transnacional

Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.