Sustentabilidade é desafio e oportunidade para comércio exterior, aponta consulta pública

Fonte Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comercio e Serviços

Tema ganha relevância com a presidência brasileira do G20, a partir desta sexta-feira (1°/12), e com as discussões que o país pretende encaminhar

Documento com os principais resultados de consulta pública sobre comércio internacional e desenvolvimento sustentável, realizada entre junho e setembro deste ano, ganha relevância com a presidência brasileira do G20, a partir desta sexta-feira (1°/12), e com as discussões que o país pretende encaminhar, já está disponível no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

A consulta ficou aberta por 85 dias e recebeu 770 contribuições de 46 participantes, sendo 20 pessoas físicas e 26 jurídicas.

A compilação das contribuições mostra que a maioria vê a crescente interação entre comércio e desenvolvimento sustentável como uma oportunidade e um desafio. A oportunidade está ligada ao grande potencial do Brasil na área ambiental. Já o desafio se relaciona a eventuais dificuldades e aumentos de custos ligados a medidas de cunho climático adotadas por outros países, e que possam, na prática, se transformar em barreiras comerciais.  Os participantes consideram muitas dessas medidas injustificadas.

“O MDIC considera essencial a participação do setor privado e da sociedade como um todo na elaboração de suas políticas públicas. Os aportes recebidos têm sido extremamente úteis para a formação do posicionamento brasileiro nos mais variados foros em que temos tratado da crescente interação entre desenvolvimento sustentável e comércio”, explica o secretário executivo do MDIC, Marcio Elias Rosa.

O documento com os resultados da consulta apresenta os temas e as contribuições de maneira sintética e agrupada. Ele está dividido em nove seções temáticas: crescente interação entre comércio e desenvolvimento sustentável; bens e serviços ambientais; subsídios ambientais; economia circular; comércio ambientalmente sustentável de plásticos; comércio e desenvolvimento sustentável em acordos comerciais; comércio e desenvolvimento sustentável em foros internacionais.

Como medidas que o Brasil poderia adotar para fazer frente às oportunidades e desafios, segundo as contribuições, estão a implementação de um mercado de carbono e a busca pela internacionalização de metodologias brasileiras relacionadas à sustentabilidade.

“O tema ganha ainda maior relevância com a presidência brasileira do G20, em que pretendemos dar destaque a questões relacionadas a sustentabilidade no grupo de comércio e investimentos”, destaca Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do MDIC. “Todos os participantes que responderam às perguntas dedicadas ao G20 frisaram a importância de o Brasil aprofundar as discussões sobre comércio e sustentabilidade neste foro.  Pautar o tema como Presidência do G20 ao longo de 2024 é uma grande oportunidade para o Brasil”.

O documento pode ser acessado aqui e a íntegra das respostas recebidas podem ser acessadas na Plataforma Participa + Brasil.

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2023/dezembro/sustentabilidade-e-desafio-e-oportunidade-para-comercio-exterior-aponta-consulta-publica-1

 

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.