Atrasos em obra ameaçam contratos do Rodoanel Norte

O Anel Rodoviário de São Paulo (Rodoanel) é uma obra estratégica ao Porto de Santos

O atraso na construção do Trecho Norte do Rodoanel pode fazer com que o Governo de São Paulo cancele o contrato com as empreiteiras responsáveis pela obra, avaliada em R$ 6,7 bilhões. A entrega do empreendimento havia sido prometida pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB) para o início do ano que vem. Agora, a previsão é de que o trecho fique pronto no primeiro trimestre de 2017.

O Anel Rodoviário de São Paulo (Rodoanel) é uma obra estratégica ao Porto de Santos, ao criar uma via expressa para os veículos de carga que trafegam entre o complexo marítimo e o Interior do Estado passarem pela Grande São Paulo.

O presidente da Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), Laurence Casagrande Lourenço, disse que, “se daqui para diante as coisas não acontecerem conforme o esperado e não tivermos uma mobilização efetiva do canteiro (de obras) e dos funcionários, há a perspectiva de rescisão desse contrato”.

Em nota, a Dersa informou que, desde novembro, tem notificado um dos consórcios por “baixa performance na execução dos serviços contratados”. Ainda de acordo com a estatal, “desde a segunda metade de fevereiro, o contratado vem retomando gradualmente os serviços, com sensíveis aumentos de produção”.

Sobre a rescisão de contrato, a Dersa explicou que, primeiro, emite notificações. Em seguida, as empresas devem apresentar justificativas para atrasos e um novo cronograma. Caso as informações não sejam suficientes para explicar os problemas ou o novo cronograma não esteja sendo cumprido, “o contrato pode ser rescindido”.

 

Parado

No fim de fevereiro, a reportagem foi até as obras do trecho que ligará as Rodovias Presidente Dutra e Bandeirantes e que encerra a construção do viário. Havia poucas máquinas no canteiro de obras dos seis lotes do trecho. A Dersa, porém, não admitiu atrasos na época.

Parte dos operários foi demitida, houve atraso em desapropriações e, na ocasião, apenas R$ 48 milhões do total previsto tinham sido gastos. O projeto inteiro, que tem 176 quilômetros, deve aliviar o trânsito nas Marginais do Pinheiros e do Tietê.

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