Fonte Receita Federal
14/8/2024 – Evento apresentou informações importantes sobre a aplicação API Recintos para cerca de 1.500 participantes.
A Academia OEA, que tem como objetivo disseminar conhecimentos técnicos e promover a conformidade voluntária entre os intervenientes certificados como OEA, abordou nesta edição o funcionamento e as melhores práticas de uso da API Recintos (Application Programming Interface).
A abertura do evento contou com a participação do coordenador-geral de Administração Aduaneira, o auditor-fiscal José Carlos Araújo, da coordenadora de Controle de Intervenientes no Comércio Exterior, a auditora-fiscal Amanda Martha Vieira Scarlatelli Lima Dutra e o chefe do Centro Nacional de Operador Econômico Autorizado, o auditor-fiscal Fabiano Queiroz Diniz.
O treinamento sobre a API Recintos foi conduzido virtualmente pelos auditores-fiscais Ilmor Juenge Filho, chefe da Divisão de Gestão de Intervenientes no Comércio Exterior (Digin) e Diego de Borba Barbosa, integrante da Divisão de Despacho de Exportação (Diexp), que explicaram tecnicamente o funcionamento da aplicação e expuseram os principais problemas detectados no monitoramento dos operadores certificados como OEA.
Além disso, Rinald Boassi, chefe da Equipe OEA de Certificação e Monitoramento de Curitiba, relacionou os requisitos do Programa OEA com os pontos de melhoria dos problemas apontados no monitoramento.
A participação foi expressiva e contou com presença de 1.482 pessoas, sendo 86 servidores da Receita Federal e 1.396 representantes de intervenientes do comércio exterior, em sua maioria depositários e operadores portuários.
Quer acessar o conteúdo desse treinamento?
O treinamento completo pode ser acessado pelos links abaixo:
- Filmagem do treinamento
- API Recintos – Orientações Digin e Diexp
- API Recintos – Orientações Programa OEA
Participe da Academia OEA
A Academia OEA consiste em uma série de treinamentos externos, promovidos por servidores da RFB e de outros órgãos e entidades da Administração Pública, com o intuito de disseminar conhecimentos técnicos e, consequentemente, induzir a conformidade voluntária dos intervenientes certificados como OEA.
Todos os treinamentos da Academia OEA ficam disponíveis na biblioteca OEA, acessada diretamente pela página do Programa OEA na Internet.