Anvisa vai priorizar registro de testes para dengue e outras doenças causadas por mosquitos

Fonte Anvisa

Dengue, chikungunya e a febre oropouche são exemplos dessas doenças, as chamadas arboviroses. Saiba mais.

A Anvisa irá priorizar a análise de pedidos de registro de testes para identificar doenças como dengue, chikungunya e oropouche. O objetivo é facilitar o diagnóstico precoce das arboviroses (doenças transmitidas por mosquitos), um importante instrumento para o tratamento adequado e para ações estratégicas de saúde.

Com a priorização, a Agência espera oferecer mais alternativas ao mercado, que possam ser usadas de forma segura. A dengue, chikungunya e a febre oropouche são doenças de grande importância no Brasil, com impacto para a sociedade e a saúde pública. O período das chuvas favorece a reprodução dos mosquitos em água parada e, por isso, tradicionalmente observa-se o aumento do número de casos dessas doenças.

A medida deve durar até o fim do ano (31 de dezembro de 2024) e irá incluir tanto as petições de registro de dispositivos médicos para diagnóstico in vitro quanto as de Certificações de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), documentos necessários para a concessão do registro. A iniciativa vale para pedidos novos ou que já tenham sido protocolados anteriormente e aguardam análise.

Para que o Brasil tenha melhores resultados no combate às arboviroses, é fundamental a participação de todos: evite água parada!

Fonte:

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.