Anvisa realiza reunião de trabalho sobre regulamento de plataformas

Fonte Anvisa

Objetivo é garantir o alinhamento das medidas a fim de proteger a saúde dos trabalhadores durante a manutenção das atividades das plataformas.

Nesta quarta-feira (2/2), a Anvisa realizou uma reunião de trabalho com o grupo colaborativo que irá discutir o aperfeiçoamento e a atualização da norma de operação, embarque e desembarque de tripulantes em plataformas e embarcações de carga, perante o contexto atual da pandemia de Covid-19. Participaram do encontro representantes do Ministério da Saúde, do Ministério do Trabalho e Previdência, do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Ministério de Minas e Energia, do Ministério da Infraestrutura, da Agência Nacional de Petróleo (ANP), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Petrobras e de sociedades médicas, como a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

A reunião foi decorrente da necessidade de ampliar o debate interinstitucional sobre o pleito de alteração da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 584/2021, com foco na situação sanitária estabelecida nas plataformas que operam em águas brasileiras. Entende-se que a situação sanitária evidenciada pode comprometer a execução de uma das atividades centrais da economia brasileira, resultando em potenciais impactos econômicos, ambientais e trabalhistas, entre outros, que extrapolam a questão sanitária.

Entre os temas debatidos pelo grupo estão, por exemplo, a necessidade de levantar subsídios para a melhor tomada de decisão acerca dos acometidos pela chamada “Covid persistente”, ou seja, pessoas que, mesmo após cumprirem o período de isolamento recomendado e mesmo não apresentando mais sintomas, podem continuar positivadas (reagentes) em exame RT-PCR. Outra questão discutida foi a necessidade de reforçar junto às empresas e trabalhadores a importância dos protocolos não farmacológicos, como uso de máscara, higienização e distanciamento social. Segundo informações da Petrobras, o fluxo de pessoas necessário para a viabilidade das operações em plataformas demanda um elevado volume de realização de testes de detecção da Covid-19 a cada mês.

Alinhamento das medidas

O grupo estuda ainda os termos das normas que tratam dos temas previstos na RDC 584/2021 da Anvisa, que dispõe sobre as medidas sanitárias para operação, embarques e desembarques de plataformas, na Norma Regulamentadora (NR) 37, que estabelece requisitos de segurança, saúde e condições de vivência no trabalho a bordo de plataformas, e na Portaria Conjunta 20/2020, que define medidas a serem observadas visando a prevenção, o controle e a mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 nos ambientes de trabalho. O objetivo é garantir o alinhamento das medidas, a fim de proteger a saúde dos trabalhadores durante a manutenção das atividades das plataformas.

Tendo em vista que o isolamento e a segregação dos infectados é uma condição necessária para conter a disseminação de doenças transmissíveis como a Covid-19, o diretor da Anvisa Alex Campos propôs que o grupo conduza os trabalhos a partir de informações a serem fornecidas pela Petrobras, como, por exemplo, a capacidade de isolamento, segregação e reposição desses profissionais e a prestação de assistência à saúde dos mesmos. Outro ponto abordado refere-se à necessidade de adaptação do protocolo sanitário que antecede o embarque dos funcionários, de modo a ser mais efetivo para reduzir o risco de ingresso de tripulante positivado para a Covid-19 e propiciar uma maior contenção da disseminação da doença nas plataformas.

Leia mais: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/discussao-sobre-rdc-584-2021-envolvera-ministerio-da-saude-ministerio-do-trabalho-ministerio-publico-do-trabalho-setor-regulado-trabalhadores-sociedades-cientificas-e-medicas-entre-outras-representacoes.

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-realiza-reuniao-de-trabalho-sobre-regulamento-de-plataformas

Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.