Anvisa altera instrução normativa sobre limite de cobre em castanhas

Fonte Anvisa

Decisão revisa o Limite Máximo Tolerado (LMT) de cobre estabelecido para a categoria de castanhas, incluindo nozes, pistaches, avelãs, macadâmia e amêndoas.

A Anvisa publicou, nesta segunda-feira (2/5), a alteração da Instrução Normativa (IN) 88, de 26 de março de 2021, que estabelece o Limite Máximo Tolerado (LMT) de contaminantes para alimentos. A mudança limita-se ao aumento do LMT do metal cobre estabelecido para a categoria “Castanhas, incluindo nozes, pistaches, avelãs, macadâmia e amêndoas”, que passa de 10 mg/Kg para 30 mg/Kg.

Para esta revisão, a Agência considerou informações sobre a composição de castanhas contidas em tabelas brasileiras e americana, além de dados aportados por representantes setoriais. A conclusão é que o LMT anterior era desproporcional, já que não refletia adequadamente a ocorrência natural do cobre nestes alimentos.

Estimativas conservadoras de exposição mostraram que este aumento não traz impacto à saúde, além evitar a condenação de castanhas que são seguras ao consumo.

Fonte:

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-in-n-152-de-2-de-maio-de-2022-396902049

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-altera-instrucao-normativa-sobre-limite-de-cobre-em-castanhas

 

Legislação, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.