Covid-19: Anvisa discute desafios da comunicação durante a pandemia

Fonte Anvisa

Participação ocorreu em debate sobre “Saúde do Jornalismo” em evento promovido pela Fiocruz Brasília.

A Anvisa participou, nesta quarta-feira (9/11), do III Seminário Internacional e do VII Seminário Nacional sobre “As relações da Saúde Pública com a Imprensa”, promovidos pela Fiocruz Brasília, com o tema “Covid-19, o que a comunicação tem a ver com isso?”. Representando a Agência, a jornalista e chefe da Assessoria de Comunicação (Ascom), Isabel Pimentel, falou sobre os desafios enfrentados pela área de comunicação durante a pandemia, na mesa sobre “Saúde do Jornalismo”.  

Entre os diversos aspectos abordados, Pimentel apresentou a estrutura e a organização da equipe da Ascom e fez um resgate histórico da atuação da área na pandemia, destacando datas importantes nessa trajetória, como a da divulgação da primeira aprovação de uso emergencial de vacinas contra a Covid-19, em janeiro de 2021.  

Lembrou também de momentos difíceis, como lidar com a imprensa durante a interrupção temporária de testes com a Coronavac, em 2020, e a recusa da vacina Sputnik, em 2021. Embora tomadas com base em critérios técnicos, essas decisões foram recebidas de forma negativa, gerando desafios para a área de comunicação na defesa da imagem da instituição perante a imprensa e a opinião pública. 

De acordo com a assessora-chefe, a manutenção de uma boa comunicação com a sociedade e a superação dos desafios foi possível graças a um trabalho de equipe, baseado na transparência e respeito ao cidadão, que são princípios de comunicação pública adotados pela Anvisa.   

Isabel Pimentel ressaltou também a importância da adoção da comunicação estratégica no contexto de crise, do alinhamento com as áreas técnicas na produção de informações para o cidadão, do diálogo com os diretores nos momentos de tomada de decisão e do uso de ferramentas digitais, como o trabalho remoto e a divulgação via redes sociais. 

Outros aspectos ressaltados pela chefe da Ascom foram a implementação do uso da linguagem simples na produção de textos e o atendimento oportuno e adequado dos pedidos de dados e de porta-voz feitos pela imprensa. De acordo com Pimentel, somente em 2021 houve a divulgação de 1.083 notícias no portal da Agência, especialmente em uma área dedicada exclusivamente à Covid-19, e quase seis mil atendimentos de demandas de imprensa.  

Além da representante da Anvisa, o debate sobre “Saúde do Jornalismo” contou a participação da jornalista Carmem Sousa, do Correio Braziliense. A moderação foi de Raquel Aguiar, coordenadora de jornalismo e comunicação social do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.  

Para saber mais sobre o evento, basta acessar o link a seguir:  

III Seminário Internacional e VII Seminário Nacional/Fiocruz Brasília, de 7 a 11/11.   

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/covid-19-anvisa-discute-desafios-da-comunicacao-durante-a-pandemia

 

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.