Fonte Anvisa
Dengue, chikungunya e a febre oropouche são exemplos dessas doenças, as chamadas arboviroses. Saiba mais.
A Anvisa irá priorizar a análise de pedidos de registro de testes para identificar doenças como dengue, chikungunya e oropouche. O objetivo é facilitar o diagnóstico precoce das arboviroses (doenças transmitidas por mosquitos), um importante instrumento para o tratamento adequado e para ações estratégicas de saúde.
Com a priorização, a Agência espera oferecer mais alternativas ao mercado, que possam ser usadas de forma segura. A dengue, chikungunya e a febre oropouche são doenças de grande importância no Brasil, com impacto para a sociedade e a saúde pública. O período das chuvas favorece a reprodução dos mosquitos em água parada e, por isso, tradicionalmente observa-se o aumento do número de casos dessas doenças.
A medida deve durar até o fim do ano (31 de dezembro de 2024) e irá incluir tanto as petições de registro de dispositivos médicos para diagnóstico in vitro quanto as de Certificações de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), documentos necessários para a concessão do registro. A iniciativa vale para pedidos novos ou que já tenham sido protocolados anteriormente e aguardam análise.
Para que o Brasil tenha melhores resultados no combate às arboviroses, é fundamental a participação de todos: evite água parada!
Fonte: