O senador Blairo Maggi (PR-MT) se reuniu ontem com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Tarcísio Godoy, para pedir alterações nas regras que tratam das contribuições de PIS/Pasep e da Cofins sobre receitas financeiras. Segundo ele, o decreto presidencial publicado pela Presidência no início do mês cria distorções que prejudicam o setor exportador.
Instituída no início do mês, a nova regra aumenta a tributação sobre as receitas. Maggi, entretanto, disse que não veio questionar os novos índices. “Não estamos discutindo se vai aumentar a tributação. A questão é que tem uma distorção.” Segundo ele, empresas exportadoras vão pagar os tributos quando tiverem ganhos com a valorização do produto, mas não terão compensação quando o valor cair.
Segundo o senador, Godoy, “na primeira olhada”, falou que de fato há uma distorção e que o ministério fará estudo sobre o assunto. Ele não deu prazo para apresentar uma solução. “O ganho de tributação para o País é muito grande, mas prejudica as empresas”, disse.
Por DCI – Estadão Conteúdo