Seminário sobre dispositivos médicos discutiu papel da Anvisa na inovação

Fonte Anvisa

Encontro anunciou resultado do edital de seleção de dispositivos inovadores. Gravação está disponível.

Para falar sobre o futuro dos dispositivos médicos é necessário falar sobre uma agência reguladora que seja capaz não só de acompanhar, mas de ser protagonista na cultura da inovação. Esse é o tema que permeou as discussões do Seminário Avanços Tecnológicos em Dispositivos Médicos, realizado nesta terça-feira (27/2), na sede da Anvisa, em Brasília.

Representantes de empresas do setor, de órgãos de governo e da Academia participaram do encontro. “A regulação não deve ser um obstáculo, mas uma garantia para que a inovação possa ocorrer, em um cenário em que os riscos e responsabilidades devem ser devidamente compartilhados”, ressaltou o diretor Rômison Mota na cerimônia de abertura.

Já o diretor Daniel Meirelles destacou os avanços e desafios na área de dispositivos médicos. “Muito tem sido feito. A Agência atualizou os marcos regulatórios na área de dispositivos médicos e tem trabalhado nos processos de reliance (aproveitamento de análises realizadas por autoridades reguladoras equivalentes), tanto para registro quanto para inspeção”.

“Agora precisamos avançar na discussão sobre inovação. O que podemos fazer como agência reguladora na discussão do acesso à população brasileira às inovações na área de saúde?”, questionou o diretor.

Uma das iniciativas adotadas pela Anvisa nesse sentido teve mais um capítulo anunciado ao final do seminário, com a divulgação do resultado do edital do projeto-piloto para seleção de dispositivos médicos inovadores. O objetivo do projeto é acompanhar e facilitar o desenvolvimento e a entrada no Brasil de novos produtos.

As gravações do seminário já estão disponíveis no Youtube da Anvisa. Clique abaixo para acessar:

Período da manhã.

Período da tarde.

Servidores

A área de dispositivos médicos envolve uma complexidade e variabilidade de produtos, aliadas à sua constante evolução tecnológica, o que exige a aplicação de conhecimentos multidisciplinares para sua regularização. Nesse contexto, os diretores da Agência ressaltaram ainda a importância da recomposição do seu quadro de servidores.

O diretor-presidente, Antônio Barra Torres, afirmou: “Hoje temos 1.600 servidores na Anvisa, com 600 já com direito à aposentadoria. Em 2007, esse quadro era de 2.300 servidores. Precisamos de todo apoio para recompor o quadro e continuar entregando produtos de qualidade à população brasileira”.

Plano estratégico

O diretor Rômison Mota convidou todos a conhecerem a nova estratégia da Agência para os próximos quatro anos: o Plano Estratégico da Anvisa.

“O novo plano foi elaborado por meio de um processo robusto e inovador, voltado para resultados, que se consolida como um pilar norteador para o desenvolvimento de ações estratégicas, favorecendo também uma cultura de inovação, que é justamente o tema deste evento”, afirmou.

“O compromisso com a inovação está expresso claramente em nossa visão de futuro: queremos ser uma agência inovadora e confiável para toda a sociedade”, finalizou Mota.

Clique aqui para conhecer o Plano Estratégico (PE) da Anvisa para o ciclo 2024-2027.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/seminario-sobre-dispositivos-medicos-discutiu-papel-da-anvisa-na-inovacao

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.