Fonte Anvisa
Encontro anunciou resultado do edital de seleção de dispositivos inovadores. Gravação está disponível.
Para falar sobre o futuro dos dispositivos médicos é necessário falar sobre uma agência reguladora que seja capaz não só de acompanhar, mas de ser protagonista na cultura da inovação. Esse é o tema que permeou as discussões do Seminário Avanços Tecnológicos em Dispositivos Médicos, realizado nesta terça-feira (27/2), na sede da Anvisa, em Brasília.
Representantes de empresas do setor, de órgãos de governo e da Academia participaram do encontro. “A regulação não deve ser um obstáculo, mas uma garantia para que a inovação possa ocorrer, em um cenário em que os riscos e responsabilidades devem ser devidamente compartilhados”, ressaltou o diretor Rômison Mota na cerimônia de abertura.
Já o diretor Daniel Meirelles destacou os avanços e desafios na área de dispositivos médicos. “Muito tem sido feito. A Agência atualizou os marcos regulatórios na área de dispositivos médicos e tem trabalhado nos processos de reliance (aproveitamento de análises realizadas por autoridades reguladoras equivalentes), tanto para registro quanto para inspeção”.
“Agora precisamos avançar na discussão sobre inovação. O que podemos fazer como agência reguladora na discussão do acesso à população brasileira às inovações na área de saúde?”, questionou o diretor.
Uma das iniciativas adotadas pela Anvisa nesse sentido teve mais um capítulo anunciado ao final do seminário, com a divulgação do resultado do edital do projeto-piloto para seleção de dispositivos médicos inovadores. O objetivo do projeto é acompanhar e facilitar o desenvolvimento e a entrada no Brasil de novos produtos.
As gravações do seminário já estão disponíveis no Youtube da Anvisa. Clique abaixo para acessar:
Servidores
A área de dispositivos médicos envolve uma complexidade e variabilidade de produtos, aliadas à sua constante evolução tecnológica, o que exige a aplicação de conhecimentos multidisciplinares para sua regularização. Nesse contexto, os diretores da Agência ressaltaram ainda a importância da recomposição do seu quadro de servidores.
O diretor-presidente, Antônio Barra Torres, afirmou: “Hoje temos 1.600 servidores na Anvisa, com 600 já com direito à aposentadoria. Em 2007, esse quadro era de 2.300 servidores. Precisamos de todo apoio para recompor o quadro e continuar entregando produtos de qualidade à população brasileira”.
Plano estratégico
O diretor Rômison Mota convidou todos a conhecerem a nova estratégia da Agência para os próximos quatro anos: o Plano Estratégico da Anvisa.
“O novo plano foi elaborado por meio de um processo robusto e inovador, voltado para resultados, que se consolida como um pilar norteador para o desenvolvimento de ações estratégicas, favorecendo também uma cultura de inovação, que é justamente o tema deste evento”, afirmou.
“O compromisso com a inovação está expresso claramente em nossa visão de futuro: queremos ser uma agência inovadora e confiável para toda a sociedade”, finalizou Mota.
Clique aqui para conhecer o Plano Estratégico (PE) da Anvisa para o ciclo 2024-2027.