Saúde com Ciência: Anvisa participa de lançamento do programa

Fonte Anvisa

Estratégias para divulgar informações confiáveis sobre vacinas estão entre as iniciativas.

O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, participou, nesta terça-feira (24/10), do lançamento do programa Saúde com Ciência. A iniciativa faz parte de uma estratégia interministerial para aumentar a adesão da população brasileira às campanhas de vacinação e enfrentar a desinformação sobre saúde e vacinas. 

O programa é coordenado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, com a parceria dos ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Advocacia-Geral da União (AGU). 

Saúde com Ciência

O projeto tem os seguintes pilares:  

  1. I) Comunicação estratégica

Engloba a criação e a implementação de campanhas direcionadas para alcançar os públicos de forma eficaz. O objetivo central é garantir que as pessoas tenham acesso a informações íntegras e respaldadas por evidências científicas. Essa abordagem inclui a criação de novos canais de comunicação para facilitar a disseminação de informações relevantes. 

  1. II) Capacitação e treinamento

São elementos-chave para fortalecer a habilidade de analisar criticamente informações e fontes, reduzindo assim a influência da desinformação e a propagação de informações incorretas. O programa foca na capacitação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente, equipando-os com o conhecimento necessário para lidar com a desinformação e promover informações íntegras junto à população. 

III) Cooperação institucional

A partir da cooperação institucional, o programa visa estabelecer parcerias sólidas, com o objetivo de implementar medidas que promovam informações verificadas e que enfrentem a disseminação de notícias falsas que podem comprometer a efetividade das políticas de saúde pública. Essa linha inclui acordos com os demais órgãos do Poder Público, veículos de comunicação, empresas de telecomunicações, plataformas digitais, Academia, especialistas e organizações da sociedade civil, a fim de ampliar as ferramentas de difusão de informações íntegras e de combate à desinformação. 

  1. IV) Acompanhamento, análise e pesquisa

Realização do acompanhamento, análise e pesquisa de fontes de dados relevantes, sejam elas da mídia, redes sociais, canais digitais ou até mesmo de meios offline. Isso permite entender e avaliar a desinformação em relação às políticas públicas de saúde e, se necessário, encaminhá-las para as devidas ações, incluindo reforço na comunicação ou notificação das autoridades competentes. 

  1. V) Responsabilização

Questões sobre a propagação de informações incorretas serão encaminhadas para os órgãos competentes, garantindo que a sua investigação e responsabilização ocorram de maneira adequada. Serão tomadas as medidas legais necessárias para abordar de forma eficaz cada questão identificada. 

Com informações do Ministério da Saúde.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/saude-com-ciencia-anvisa-participa-de-lancamento-do-programa

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.