Saiba como notificar eventos adversos de medicamentos manipulados

Fonte Anvisa

Suspeitas de problemas causados por medicamentos podem ser notificadas pelos cidadãos e profissionais de saúde, por meio do sistema Vigimed.

A Anvisa alerta sobre a importância da notificação de suspeitas de eventos adversos de medicamentos, inclusive dos produtos manipulados.

Todas as notificações devem ser feitas por meio do sistema VigiMed, disponível no portal da Agência. As notificações podem ser realizadas tanto pelos cidadãos quanto por profissionais de saúde.

As análises das notificações geram evidências sobre a segurança dos medicamentos, para subsidiar a tomada de decisões regulatórias. A partir delas podem ser tomadas, por exemplo, ações para alterar advertências e informações de segurança na bula de medicamentos para profissionais de saúde ou gerar alertas sobre o produto, entre outras ações.

Ao notificar um evento adverso, você contribui para que a Anvisa conheça melhor o perfil de segurança dos medicamentos disponíveis no país. Quanto maior o número de notificações, melhor será a capacidade da Agência de identificar possíveis sinais de segurança e realizar ações voltadas para a emissão de alertas, além de outras medidas para garantir a segurança sanitária dos medicamentos disponíveis.

Notifique no VigiMed. Você não precisa ter certeza se o medicamento causou o evento adverso. A simples suspeita já é suficiente para realizar a notificação.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/saiba-como-notificar-eventos-adversos-de-medicamentos-manipulados

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.