Anvisa alerta sobre indisponibilidade temporária de serviços do VigiMed

Fonte Anvisa

Veja as orientações sobre como fazer as notificações de eventos adversos.

A Anvisa informa que o seu sistema de notificação de eventos adversos de medicamentos (VigiMed) está sofrendo interrupções. Consequentemente, podem ocorrer dificuldades na notificação pelos serviços de saúde e pelas indústrias.

Todas as medidas e esforços para normalização do sistema estão sendo adotados pelo desenvolvedor e fornecedor do VigiMed, o Uppsala Monitoring Centre (UMC), conforme comunicado emitido pela instituição no seguinte link.

Até que o sistema seja normalizado, a Anvisa orienta:

Aos detentores de registro de medicamentos e patrocinadores de pesquisa clínica:

O sistema VigiMed empresas está operando. As notificações realizadas pelas indústrias e patrocinadores de pesquisa clínica e outros estão ficando com o status de envio “pendente”. Elas permanecerão pendentes até que o serviço seja totalmente restabelecido. É importante ressaltar que nenhuma notificação será perdida; elas serão armazenadas com segurança até que a situação seja resolvida.

Desse modo, orienta-se que as notificações continuem sendo realizadas. Além disso, no período de instabilidade do sistema, não serão aplicadas penalidades para aquelas notificações que têm prazo de envio estipulado na RDC 406/2020. Esclarecemos que os serviços do dicionário WHODrug não estão funcionando e novas licenças não estão sendo inseridas. Vale lembrar, porém, que o uso do dicionário pela indústria ainda não é obrigatório, não sendo prevista nenhuma penalidade diante da não utilização do dicionário.

Aos cidadãos e profissionais de saúde sem cadastro no sistema:

formulário destinado aos cidadãos e profissionais de saúde sem cadastro no sistema, disponível no portal da Anvisa para notificação de eventos adversos de medicamentos, está operando normalmente.

Aos serviços de saúde cadastrados no sistema

O sistema VigiMed não está funcionando. No entanto, os serviços de saúde podem:

1) aguardar o retorno do sistema para notificar os eventos adversos registrados nos seus sistemas internos; ou

2) utilizar o formulário destinado aos cidadãos, disponível no portal da Anvisa para notificação de eventos adversos de medicamentos, até que a indisponibilidade do serviço seja solucionada.

As orientações propostas objetivam atenuar os efeitos decorrentes da indisponibilidade do sistema. Um novo comunicado será publicado quando o funcionamento do sistema VigiMed tiver sido normalizado.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/anvisa-alerta-sobre-indisponibilidade-temporaria-de-servicos-do-vigimed

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.