Fonte Anvisa
Serão priorizadas as avaliações de demandas relacionadas a produtos controlados, os pedidos de excepcionalizações e o abastecimento de medicamentos essenciais.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária se reuniu remotamente, nesta quinta-feira (9/5), com os representantes da Vigilância Sanitária da cidade de Porto Alegre e do estado do Rio Grande do Sul, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS). A reunião teve como objetivo principal articular ações e estratégias com o objetivo de garantir o acesso da população afetada aos produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária.
O diretor da Anvisa, Romison Mota, coordenou os trabalhos e os encaminhamentos discutidos durante a reunião. As diretoras Danitza Buvinich e Meiruze Freitas também participaram da reunião e reforçaram a importância do canal aberto de comunicação entre os órgãos, de forma a dar suporte para que as autoridades locais possam enfrentar os desafios decorrentes das enchentes para garantir a segurança e a saúde da população.
Durante a reunião, a representante da Vigilância Sanitária do estado do Rio Grande do Sul reforçou que não houve, até o momento, qualquer restrição ao transporte de medicamentos doados para atender às vítimas da calamidade provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso informou que para o recebimento de doações de medicamentos, a secretaria de saúde do Estado do Rio Grande do Sul publicou orientações que podem ser consultados no link.