Fonte Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços
Números divulgados pelo IBGE mostram bom desempenho também no setor de serviços
O bom desempenho na indústria foi determinante para o aumento de 3,4% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) do Brasil no segundo trimestre deste ano, sobre igual período do ano passado. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, o crescimento foi de 0.9%.
Os números foram divulgados nesta sexta-feira (1/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e superam as previsões do mercado e de analistas. No trimestre, a indústria foi o segmento da economia que mais cresceu (0.9%), seguida pelo setor de serviços (0,6%)
No total do primeiro semestre, houve crescimento de 3,7% em relação ao mesmo período de 2022. Segundo o IBGE, o desempenho da economia indica fortalecimento em todos os setores, exceto os investimentos. A agropecuária cresceu 17% em um ano, com evolução maior nas culturas de soja, milho, algodão e café.
O vice-presidente e ministro do MDIC Geraldo Alckmin, celebrou o resultado nas redes sociais, destacando o bom desempenho da indústria.
“Seguimos com consistência a plataforma que o presidente Lula apresentou na campanha: crescimento com estabilidade, previsibilidade e sustentabilidade”, escreveu.