Fonte Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio
20 mentoras e 20 mentoradas participaram do encerramento da primeira edição do programa, promovido pelo MDIC e pela ApexBrasil
Aconteceu nesta quarta-feira (29/11) o evento de encerramento da 1ª edição do programa Elas Exportam. Nessa edição piloto, 20 duplas de mentoras e mentoras participaram da iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) destinada a apoiar mulheres empreendedoras interessadas em expandir seus negócios para o mercado internacional.
O programa realizou nos últimos três meses mentorias individuas e coletivas em temas essenciais para a expansão das empresas no mercado internacional, como autoimagem, marketing e vendas internacionais, operações e logística internacional, negociação no comércio internacional, e-commerce, design e embalagens, entre outros.
Durante a cerimônia de encerramento, a secretária executiva adjunta do MDIC, Aline Damasceno, destacou o empenho da Pasta em propor políticas públicas que tratem da inclusão de gênero. “O vice-presidente e ministro Alckmin fez questão de ter no ministério metade do seu quadro de liderança, mulheres. Isso possibilita realizarmos diversas ações, como mesas temáticas que debateram, durante este ano, formas de garantir que questões cruciais às mulheres sejam incorporadas nas principais políticas do MDIC e que saiam propostas concretas que, ao favorecer as mulheres, favorecem toda a sociedade,” disse Aline.
O tema mulheres no comércio será introduzido no G20 pelo Brasil, que vai presidir o bloco a partir de dezembro, explicou a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, que agradeceu a participação das mulheres no Elas Exportam. “Obrigada por acreditar no poder das redes, no poder da mentoria, da inspiração, da experiência, da lição e da troca. Por acreditar realmente na ascensão das mulheres no mercado internacional”, enfatizou Tatiana.
Elas Exportam
No encontro de encerramento da edição, as participantes realizaram o pitch – momento da apresentação dos produtos das mentoradas aplicando as técnicas aprendidas durante o período das oficinas. Depois, ouviram considerações importantes para melhorar a apresentação dos seus produtos com o foco no mercado internacional.
O Elas Exportam tem como principal objetivo a formação de duplas de mentoria, em que empresárias experientes no comércio exterior apoiaram o desenvolvimento de empresárias iniciantes interessadas em se engajar na exportação. Para a primeira edição, foram 450 inscritas, sendo 300 empreendedoras interessadas no comércio internacional.
O Programa busca reverter o cenário de baixa participação feminina no comércio exterior. Segundo estudo realizado pela Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, apenas 14% das empresas exportadoras possuem preponderância de mulheres nos seus quadros societários.
Parceiros — Nessa primeira edição, o programa contou com parceiros como Banco do Brasil, que forneceu acesso aos cursos de capacitação de ensino a distância (EAD) da instituição; e a CNI, que forneceu vagas para mentoras e organizadores do Elas Exportam participarem do Programa de Formação de Mentores para empresas industriais, organizado com a instituição Madri+D; o SEBRAE, que contribuiu com capacitações sobre a atividade de mentoria e treinamento de pitch; a Rede Mulher Empreendedora (RME), na capacitação sobre autoimagem; e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que realizou uma mentoria coletiva sobre propriedade intelectual.
Próximos passos – A segunda edição do programa, que tem o edital programado para ser lançado no final de janeiro de 2024, terá como foco os setores de cosmético e vestuário.