Previsões para 2015

Uma questão de ponto de vista

Limiar de um novo ano: reformas tributárias e inovações tecnológicas para comemorar.

Limiar de um novo ano: reformas tributárias e inovações tecnológicas para comemorar.

Que 2014 foi um ano de aprendizados e desafios, não se pode negar. Mas, o que esperar de 2015?

É natural que, em tempos de instabilidade econômica, se sobressaiam os presságios sobre a continuidade – ou até mesmo a derrocada – de uma crise global generalizada.

Mas, convenhamos, iniciar um novo ano imerso em incertezas não é nada motivador, por mais que a cautela e a precaução sejam fatores determinantes para a permanência de qualquer empresa num mercado de acirrada concorrência.

Em meio a essa nebulosidade, surgem algumas luzes que podem servir de guia para mudanças favoráveis no cenário empresarial brasileiro.

Uma das notícias mais esperadas pelo mercado é a Lei Complementar nº 147/2014, que passa a vigorar em 1º de janeiro de 2015 e que tem como ponto mais relevante o novo critério para o enquadramento das empresas no regime diferenciado de recolhimento. Agora, atividades que não eram contempladas nesse regime passaram a enquadrar‐se no Simples Nacional, tais como aquelas de natureza intelectual, técnica, científica e desportiva. Dependendo do caso, as empresas poderão ser beneficiadas pela redução na carga tributária, o que é por si só um grande alento, pois promove a competitividade e a regularização dos setores participantes.

Outro acontecimento digno de nota é a publicação da Instrução Normativa RFB nº 1532/2014, que altera a Instrução Normativa SRF nº 680/2006, sobre o despacho aduaneiro de importação, oficializando enfim a sistemática digital na disponibilização de documentos. Dessa forma, o meio digital passa a ser canal obrigatório para todos os processos de importação, a partir do Portal Siscomex, o Portal Único de Comércio Exterior (www.portalsiscomex.gov.br), agregando ainda todas as habilitações e sistemas. A disponibilização dos documentos digitais já deverá estar implementada em 2 de março de 2015, e a partir de 1º de julho não serão mais aceitos documentos físicos. Partidária desse movimento que favorece a desburocratização do setor, a J. Moraes está empenhada em auxiliar seus clientes e demais interessados na migração dos sistemas e, em breve, publicará em seu site um tutorial em vídeo apresentando todas as funcionalidades do Portal Siscomex.

Por fim, mas não menos relevante, a Receita Federal disponibilizou recentemente o aplicativo “Importador da Receita Federal” para dispositivos móveis como smartphones e tablets, que tem se mostrado uma ferramenta de grande valor para o importador e despachante aduaneiro.

Ao que tudo indica, apesar do clima hostil herdado do ano passado, 2015 promete ser bem diferente. Esperamos – e acreditamos – que será um ano de muitos RESULTADOS.

Artigo publicado na seção Vitrine da revista Laes&Haes nº 213, fev/mar.2015. Veja publicação abaixo:

Artigos, Clipping J. Moraes, J. Moraes News e com tags , , , , , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.