Polícia Federal recebe segundo jato recuperado em operação com Seguro de Crédito à Exportação

Fonte Ministério da Economia

Aeronaves serão utilizadas em ações policiais no Brasil e no exterior; outros quatro jatos retomados serão comercializados pela União.

A Polícia Federal (PF) recebeu da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint) do Ministério da Economia o segundo jato Embraer E175 retomado da empresa inglesa Flybe Cayman. A cerimônia de entrega, realizada nessa quinta-feira (24/3), em Brasília, teve a presença do secretário especial adjunto de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, João Luis Rossi, do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Antônio Ramirez Lorenzo, e do diretor-geral da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira, além de outras autoridades.

primeiro jato recuperado foi repassado pela Secint em dezembro do ano passado e deverá entrar em operação nos próximos dias. As duas aeronaves serão incorporadas à frota da PF para atuar no Brasil e no exterior, além de dar apoio às demais forças de segurança do país.

No total, seis jatos foram retomados da Flybe por falta de pagamento, em transação realizada com a cobertura do Seguro de Crédito à Exportação (SCE) do Ministério da Economia. Outros quatro do mesmo modelo foram comercializados pelo governo com uma empresa privada estadunidense e os recursos serão usados no pagamento de indenizações relacionadas ao Fundo de Garantia às Exportações (FGE).

Os jatos eram garantias adicionais de financiamento segurado pelo FGE, vinculado à Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior da Secint. O funding para a exportação dos seis jatos partiu do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Aquisição mais eficiente

A recuperação das aeronaves permitiu a incorporação desses bens ao Patrimônio Público por meio de uma operação menos onerosa e mais eficiente, conciliada com uma adequada recuperação de créditos do FGE.  A propriedade será transferida efetivamente pela Flybe em troca do pagamento parcial da dívida com a União, no valor das aeronaves. Também haverá uma compensação orçamentária da Polícia Federal e do Ministério da Justiça e Segurança Pública para o FGE.

De acordo com João Rossi, o trabalho da equipe de recuperação de crédito da Secint tem permitido que o sistema de crédito à exportação seja sustentável no longo prazo. “Uma vez configurado o inadimplemento, temos conseguido agir de maneira célere para a execução das garantias e a recuperação dos recursos para a União. Isso mostra que podemos apoiar a exportação e serviço de alta tecnologia de maneira sustentável”, comentou.

Atuação conjunta

Durante a cerimônia, também foi assinado Protocolo de Intenções entre a Secint e a Polícia Federal, para formalizar o processo de incorporação, nacionalização e reforma das duas aeronaves. O documento trata ainda da destinação dos aviões e da forma como será feita a compensação orçamentária.

A assinatura do Protocolo oficializa a atuação conjunta da Secint e da Polícia Federal, permitindo tanto a recuperação de valores devidos ao FGE quanto a renovação da frota da PF, com maior celeridade e economia de recursos públicos. O processo conta com apoio técnico da Embraer e serviços especializados da Ogma, empresa do Grupo Embraer, localizada em Portugal.

Seguro às Exportações

O Seguro de Crédito à Exportação utilizado nessa operação é uma garantia dada pela União às empresas brasileiras que financiam bens ou serviços a um comprador no exterior. O objetivo é dar garantias para casos em que o importador não realize o pagamento (riscos comerciais) e contra riscos do governo do país importador ou de catástrofes naturais (riscos políticos e extraordinários). A contrapartida são os prêmios pagos pelos segurados.

Com este apoio oficial, o exportador brasileiro pode oferecer um prazo maior de financiamento ao comprador no exterior, com redução do risco e maior limite de crédito nos bancos. Dessa forma, o SCE ajuda a ampliar a competitividade e a inserção das companhias brasileiras no mercado internacional, gerando empregos e divisas para o país.

Fonte: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2022/marco/policia-federal-recebe-segundo-jato-recuperado-em-operacao-com-seguro-de-credito-a-exportacao

Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.