Ouvidoria da Anvisa promove palestra sobre saúde mental

Fonte Anvisa

Agência promoveu roda de conversa sobre saúde mental, com a médica psiquiatra Elaine Bida, em prol de uma gestão cada vez mais eficiente.

A Ouvidoria da Anvisa iniciou, neste ano, uma série de eventos com o propósito de fortalecer a participação interna e externa na Agência. Como parte desse compromisso com uma gestão cada vez mais transparente e eficiente, foi realizada, nesta terça-feira (29/4), uma roda de conversa com a médica psiquiatra Elaine Bida. A palestrante é formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e com curso de aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva na Universidade de São Paulo (USP).

Atuante na área desde 1999, a profissional tem experiência nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, além de atuar em emergência psiquiátrica, psicogeriatria e interconsultas psiquiátricas. Ela é também tenente-médica do Exército, médica civil da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e diretora do Hospital São Vicente de Paula, entre outras atribuições.

A importância de um ambiente saudável para todos

Com o tema “Por que falamos mais de saúde mental agora?”, o encontro aconteceu no hall do bloco E da sede da Anvisa, em Brasília (DF), e foi aberto a todos os interessados, mediante inscrição on-line. A psiquiatra iniciou a conversa, acompanhada pelos participantes com grande interesse, falando sobre a epidemia de saúde mental que assola o Brasil, país que chega a liderar rankings mundiais de transtornos como ansiedade, por exemplo.

Para a especialista, o aumento dos casos de sofrimento psíquico na atualidade pode ser atribuído a diversos fatores. Entre eles, estão o estresse da vida moderna e os efeitos da recente pandemia de Covid-19. Mudanças sociais, como isolamento social, alterações nas dinâmicas familiares ou a desintegração de redes de apoio comunitário, bem como fatores genéticos e biológicos, interagem de maneiras complexas, colaborando com um cenário de aumento de agravos na saúde mental da população do país.

No entanto, a redução do estigma em torno dos transtornos mentais e o maior acesso à informação têm também contribuído para que mais pessoas se sintam encorajadas a falar sobre o tema e a expor sua própria situação. Nesse sentido, a médica reforçou ao público que a busca por ajuda, inclusive psiquiátrica, pode ser uma decisão benéfica em muitas situações. E acrescentou que procurar ajuda não é um sinal de fraqueza, mas um corajoso passo rumo ao bem-estar.

Estratégias que podem ser aplicadas no ambiente de trabalho

A médica psiquiatra Elaine Bida compartilhou uma série de estratégias que contribuem para a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho, tais como:

●      Promover uma comunicação aberta.

●      Definir limites saudáveis.

●      Oferecer apoio e recursos adequados.

●      Propiciar um ambiente de trabalho positivo.

●      Incentivar a colaboração entre equipes.

●      Oferecer flexibilidade nas rotinas e formatos de trabalho.

●      Realizar atividades voltadas ao bem-estar físico e emocional.

Outras conversas

A iniciativa de encontros da Ouvidoria tem como objetivo promover um diálogo aberto e contínuo entre a administração pública e a sociedade. A próxima conversa prevista é sobre doenças raras, com a presença da presidente da Associação Maria Vitória de Doenças Raras e Crônicas e vice-presidente da Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras (Febraras), Lauda Santos. A ideia é contar também com a Gerência-Geral de Medicamentos (GGMED) da Anvisa e um representante do Ministério da Saúde. Para mais informações, acompanhe as atualizações nos canais de comunicação da Agência.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/ouvidoria-da-anvisa-promove-palestra-sobre-saude-mental

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.