Convidado pela Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial – CBDL e pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial – SBPC/ML, o diretor presidente da J. Moraes Solução em Logística Internacional, João Moraes, esteve, em meados de setembro (15/09), no Rio de Janeiro, para participar da Mesa Redonda “Incorporação de Novas Tecnologias em Saúde no Brasil. Impactos e Desafios.”
O evento, realizado em paralelo com o 44º Congresso da SBPC/ML, contou com a participação do diretor da ANVISA, Dirceu Barbano; do coordenador da Comissão de Incorporação de Tecnologias do Ministério da Saúde – CITEC, Cláudio Maierovitch; do presidente do Capítulo Brasil da ISPOR, Stephen Stefani, e dos comentaristas Armando Fonseca – SBPC/ML e Liliana Perez – CBDL.
Durante algumas horas os participantes ouviram dos expositores fatos que, pontualmente, demonstram a realidade do setor da saúde no Brasil. Mais do que isso, puderam compartilhar dos desafios, entraves e burocracia para a implantação de novas tecnologias no País.
“Conseguimos reunir a ANVISA, o Ministério da Saúde, a SBPC, o Conselho de Biomedicina e tantos interessados nesse processo”, disse Carlos Eduardo Gouvêa, secretário Executivo da CBDL. “A principal lição é que qualquer coisa que seja discutida em termos de incorporação tem que ser sustentável, pois os recursos são finitos, as tecnologias têm prazos, ciclos de vida cada vez mais curtos e demanda crescentes”.
Corroborando, João Moraes definiu eventos desse tipo como fundamentais para o aprimoramento e desenvolvimento do setor. “Essas ocasiões são propícias para enxergarmos o setor na sua plenitude, sugerirmos ações concretas e definirmos prioridades”, finalizou o executivo.