Nova Indústria Brasil contribuirá para fortalecer produção de medicamentos

Fonte Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comercio e Serviços

O Grupo FarmaBrasil (GFB) apoia o programa Nova Indústria Brasil, lançado pelo governo federal para revitalizar a indústria brasileira, fomentar investimentos em tecnologia e inovação, melhorar a competitividade do Brasil entre as principais economias do mundo e acelerar a transição para uma economia mais sustentável. A ampliação da participação nacional na produção de medicamentos é importante para aumentar o acesso da população brasileira, estimular a inovação e reduzir a dependência externa na área da saúde.

O setor farmacêutico está pronto para avançar ainda mais na direção das mudanças propostas, como tem feito nos últimos anos. A pandemia da Covid-19 mostrou claramente a importância de o Brasil ter uma indústria farmacêutica forte, o que garante a oferta de medicamentos seguros e de qualidade e investimentos em desenvolvimento, pesquisa e inovação. O Nova Indústria Brasil, discutido com o setor privado por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), coloca o Brasil alinhado com outros países, que vêm adotando políticas industriais modernas e sustentáveis, como Estados Unidos, União Europeia e Japão.

Embora ainda possam ser feitos ajustes, o programa anunciado pelo governo federal está na direção correta. É preciso reduzir a dependência externa de medicamentos. O Brasil, maior comprador do mundo na área da saúde, não pode depender total e exclusivamente de fornecedores estrangeiros para lidar com uma emergência de saúde pública. Ter uma indústria farmacêutica grande, de primeira qualidade e inovadora é estratégico para o país, é uma questão de segurança nacional.

A indústria farmacêutica é intensiva em regulação no mundo inteiro e no Brasil a Anvisa e o INPI são estruturantes no apoio a inovação e como indutores do desenvolvimento da indústria nacional. Sem a Anvisa, os medicamentos não chegam ao mercado. Por isso, ela precisa ser olhada como fator decisivo de evolução da produção no país para estimularmos o crescimento, desenvolvimento e melhorar a competitividade do produto nacional. Da mesma forma, o INPI também precisa ser fortalecido para ter condições de excelência para o seu funcionamento, e desempenhar com eficiência o seu papel de garantidor da legislação atual brasileira contra a extensão de patentes.

A política de financiamento do BNDES e FINEP, da ordem de R$ 300 bilhões, é fundamental, mas, além das formas de incentivo econômico, é imprescindível uma regulação afinada com métodos eficazes para o desenvolvimento de setores de alta tecnologia. Dar condições para que a indústria local amplie seus investimentos e leve o País ao aumento acelerado e significativo da produção de medicamentos de qualidade e inovadores é fundamental para não perdermos essa oportunidade histórica.

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2024/janeiro/nova-industria-brasil-contribuira-para-fortalecer-producao-de-medicamentos

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.